Mais
×

Como transformar uma equação deixando Y em função de X?

Atualizado em 20 julho, 2017

Funções são expressões matemáticas que relacionam duas variáveis usando símbolos como "y" ou "x", ou qualquer outra letra do alfabeto ou do alfabeto grego. Convencionalmente, as pessoas usam as duas letras, "x" e "y", para expressar quantidades variáveis de uma equação, mas não há nenhuma regra que restringe a utilização de qualquer outro símbolo. Funções não são conceitos complexos. Transformar uma função deixando "y" em função de "x" significa deixar o"y" isolado.

Instruções

  1. Observe as equações que tenham tanto a variável "x" quanto a "y". Observe quantas vezes os símbolos aparecem na equação. Tenha em mente que cada um pode aparecer mais de uma vez. Por exemplo, considere as equações x - y = 3 e xy + 3y = 4x. Na primeira, os dois símbolos aparecem apenas uma vez, mas na última aparecem mais de uma vez.

  2. Coloque tudo que acompanha o símbolo "y" no lado esquerdo do sinal de igual e a direita deixe tudo que acompanha "x". Por exemplo, a equação x - y = 3 vai virar y = x - 3 e a segunda equação, xy + 3y = 4x, permanecerá a mesma com o "xy" colocado no lado esquerdo da equação de modo que você possa fatorar as duas variáveis. Agora, "y" é uma função de "x" na primeira equação. Para a segunda, você terá que certificar-se de que todos os "x" fiquem na direita e, do lado esquerdo, fique somente o "y".

  3. Fatore o "y" do lado esquerdo da equação para separar as variáveis que estão acompanhando alguma quantidade. Por exemplo, separe o "xy" na equação xy + 3y = 4 x fatorando "y" do lado esquerdo. Isso nos dará y (x + 3) = 4x. Isole "y" dividindo ambos os lados da equação por (x + 3) para deixar y somente no lado esquerdo, e, então, teremos y = 4 x /(x + 3). Agora, "y" é uma função de "x" na segunda equação também.

bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article