×
Loading ...

Como transformar latinhas em fogareiros para acampamento

Quando estamos acampando, não há nada melhor do que preparar as próprias refeições sob as estrelas. Para um fogão de acampamento útil, leve, portátil e fácil de fazer, experimente usar uma lata de refrigerante. Feito com duas latas de alumínio, este fogareiro não pesa quase nada, mas gera calor suficiente para ferver água. Ele também é ótimo para se utilizar em caso de emergência.

Instruções

Fogão feito com latinhas de refrigerante (Jonathan Fong)

    Como fazer um fogão com latas de refrigerante

  1. O fogão tem três componentes: a parte superior, a inferior e a parede interna. Encontre um livro de capa dura com cerca de 2,5 cm de espessura. Coloque uma canetinha preta sobre o livro, com a ponta tocando a lateral de uma latinha de refrigerante, e gire a lata para marcar a lata. Esta será a parte inferior do fogão.

    Loading...
    Marque uma das latinhas (Jonathan Fong)
  2. Abra o livro na metade e coloque a canetinha sobre as páginas internas. Com a ponta tocando a lateral da segunda latinha, gire-a para marcá-la também, criando uma linha um pouco mais abaixo da que a feita na primeira lata. Esta será a parte superior do fogão.

    Marque a segunda lata (Jonathan Fong)
  3. Deite a latinha que será usada para a parte superior. Usando um estilete afiado, corte o fundo da lata, seguindo por dentro da borda. Para sua segurança, é melhor ter paciência nesta etapa. Continue passando a lâmina em um movimento circular até que o metal enfraqueça e o círculo se solte.

    Retire o fundo da lata (Jonathan Fong)
  4. Vire a lata de cabeça para baixo, com a parte que você acabou de cortar para cima. Cubra a borda com fita e marque 16 pontos equidistantes. Usando uma tachinha e um martelo, faça um furo em cada uma das marcas, depois remova a fita. Ela ajuda a impedir que a tachinha escorregue enquanto você a martela. Agora, a parte superior do fogão está pronta.

    Faça furos na borda da lata (Jonathan Fong)
  5. Agora que a parte superior está pronta, corte o resto da lata, usando a linha preta desenhada anteriormente como guia. É mais fácil furar a lata com o estilete e depois cortar ao longo da linha com uma tesoura. Repita este passo com a segunda lata, que será usada como a parte inferior do fogão.

    Corte as latas onde elas foram marcadas (Jonathan Fong)
  6. Meça a altura da parte inferior. Usando o excesso de alumínio, recorte uma tira de metal que seja cerca de 0,5 cm mais alta do que a parte inferior do fogão. Esta será a parede interna dele.

    Corte uma tira de alumínio para fazer a parede interna (Jonathan Fong)
  7. Enrole a tira de metal para que ela encaixe perfeitamente no entalhe do fundo da parte inferior. Grampeie as pontas da tira onde elas se sobrepõem para manter o mesmo tamanho. A parede interna do fogão está pronta.

    Ajuste o tamanho da parede interna (Jonathan Fong)
  8. Corte três quadrados na parte inferior da parede interna para permitir que o combustível vá da cavidade central até a borda externa.

    Faça três ranhuras na parede interna (Jonathan Fong)
  9. Faça oito cortes verticais na parte superior, indo até a linha onde a parte decorada da lata começa. Na hora de juntar as peças, esses cortes ajudarão a encaixar a parte superior na inferior.

    Faça cortes na parte superior (Jonathan Fong)
  10. Coloque a parede interna dentro da lata que será a parte inferior, lembrando de deixar as ranhuras para baixo. Ela deve encaixar perfeitamente nos sulcos das outras duas partes. Encaixe a parte superior entre a parede interna e a parte inferior.

    Monte o fogão (Jonathan Fong)
  11. Encha a cavidade interna do fogão aproximadamente até a metade com álcool desnaturado. Ele pode ser encontrado em lojas de materiais de construção no setor de tintas. Coloque o fogão entre dois tijolos um pouco mais altos do que ele. Sua panela ficará sobre os tijolos, acima do fogão.

    Coloque o fogão entre dois tijolos (Jonathan Fong)
  12. Quando for hora de cozinhar, acenda o combustível no fogão com um fósforo ou isqueiro. Conforme o combustível esquentar, as chamas sairão pelos furos na borda da lata de refrigerante.

    Acenda o fogão (Jonathan Fong)
Loading...

Aviso

  • As bordas das latas de alumínio são afiadas, então tenha cuidado ao cortá-las.
  • Nunca deixe o fogo aceso sozinho.
  • Deixe que o álcool no fogão queime completamente em vez de tentar apagar o fogo. O álcool restante no fogareiro pode ser perigoso.

O que você precisa

  • Duas latas de refrigerante
  • Estilete
  • Tesoura
  • Canetinha preta
  • Livro de capa dura com cerca de 2,5 cm de espessura
  • Grampeador
  • Álcool desnaturado
Loading ...
Loading ...