Mais
×

Como transformar um livro de capa dura em um cofre escondido

Um livro de capa dura oco pode se transformar em um cofre para guardar objetos e itens valiosos bem à vista. Guarde-o junto dos outros livros em sua estante para que ele se misture perfeitamente à sua decoração.

Assista ao passo a passo em vídeo

Materiais necessários

  • Livro de capa dura com pelo menos 4 cm de espessura
  • Estilete com lâmina nova
  • Régua
  • Grampos de papel
  • Lixa fina, nº 100
  • Papel encerado
  • Cola de decoupagem ou mistura de água e cola branca
  • Pincel
  • Objeto pesado

Passo 1

Abra o livro e passe as primeiras três ou quatro páginas. Meça e marque o tamanho desejado da cavidade para usar como guia para recortar. Deixe pelo menos 0,6 cm nas laterais para criar uma parede firme em volta da abertura.

Passo 2

Usando um estilete com uma lâmina nova e afiada, corte ao longo das linhas. Aplique pressão suficiente para cortar várias páginas de uma vez só e use uma régua para ajudar a manter sua mão firme.

Dica: Usar uma lâmina nova ajudará a fazer um corte mais limpo e profundo.

Passo 3

As páginas cortadas serão facilmente removíveis, bastando levantá-las com os dedos. Cada corte deve retirar cerca de dez páginas.

Passo 4

Usando as primeiras páginas recortadas como molde, faça novamente o traçado da abertura na página exposta com uma caneta ou lápis. Depois, junte as páginas já recortadas com um grampo de papel.

Passo 5

Corte ao longo das novas linhas, pressionando bem e removendo as páginas conforme for recortando. Desenhe novamente o molde e continue a cortar até ter feito um buraco de 2,5 cm de profundidade. Teste para garantir que os objetos que serão guardados no livro caberão nessa cavidade quando o livro estiver fechado. Recorte mais páginas, se necessário.

Passo 6

Use uma lixa fina, como a nº 100, para lixar delicadamente as paredes da abertura, deixando as bordas mais uniformes.

Passo 7

Trace e recorte uma abertura na página que você escolheu para ficar sobre a cavidade. Recortá-la separadamente faz com que ela fique mais limpa, sem marcas de recorte ou riscos.

Passo 8

Envolva a capa do livro e as primeiras páginas com uma folha de papel encerado e use grampos para mantê-la no lugar. O papel as protegerá da cola que será usada a seguir.

Passo 9

Usando um pincel, aplique uma camada generosa e uniforme de cola para decoupagem na cavidade, ao longo das paredes das páginas cortadas. Essa cola pode ser encontrada em lojas de artesanato, ou você pode fazer a sua misturando partes iguais de água e cola branca.

Passo 10

Passe a cola de decoupagem na parte interna da contracapa, depois feche o livro e aplique mais cola nas bordas externas das páginas. Isso vai colar todas as páginas, mas permitirá que elas ainda tenham uma aparência natural.

Passo 11

Coloque um objeto pesado sobre o livro enquanto ele seca. O peso ajudará a fazer com que as páginas sequem uniformemente, evitando que elas dobrem ou amassem. Deixe secar por pelo menos quatro horas.

Passo 12

Quando a cola estiver seca, retire o papel encerado e abra o livro para revelar a abertura final do cofre. Use-o para guardar dinheiro, joias e outros itens valiosos que você queira deixar escondidos.

Passo 13

Feche o livro e guarde-o em uma estante, entre outros livros, sabendo que seus segredos estarão seguros dentro dele.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article