Passatempos

Como transformar uma ponte flutuante em ponte fixa

Escrito por simon foden Google | Traduzido por lucas eduardo césar
Como transformar uma ponte flutuante em ponte fixa

As guitarras do virtuoso Joe Satriani são equipadas com uma ponte flutuante

Frazer Harrison/Getty Images Entertainment/Getty Images

A ponte flutuante (ou tremolo) consiste em um sistema de alavanca que lhe permite alterar de forma rápida e temporária a posição da ponte de sua guitarra, causando uma mudança em sua afinação. Isso cria um distinto efeito sonoro no qual cada nota desce o equivalente a um tom. Embora o sistema da ponte flutuante ofereça múltiplas vantagens que permitem a você executar truques impressionantes, ele tem a desvantagem de reduzir a estabilidade de afinação. Se o seu estilo de tocar não depende do uso da ponte flutuante, você acabará descobrindo o ponto negativo de se ter uma ponte flutuante sem poder aproveitar seus benefícios. Você pode atenuar essa desvantagem bloqueando o sistema da ponte flutuante através de convertê-la em uma ponte fixa, com maior estabilidade de afinação

Nível de Dificuldade:
Moderadamente desafiante

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Chave de fenda do tipo Phillips
  • Trena
  • Madeira
  • Arco de serra
  • Chave sextavada de 2,5 mm

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Desaperte a tampa traseira de sua guitarra para ter acesso à cavidade da ponte flutuante. Você verá um bloco de inércia rectangular ligado à parede da cavidade por um conjunto de molas. O bloco de inércia está ligado à parte inferior da ponte. A tensão das molas sobre o bloco age como um ponto de equilíbrio em relação à tensão das cordas.

  2. 2

    Meça a distância entre a borda interna do bloco de inércia e a parede da cavidade no lado oposto às molas.

  3. 3
    A Les Paul é uma guitarra com ponte fixa que desfruta de uma afinação bastante estável

    Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images

    Corte um pedaço de madeira com dois milímetros de largura a mais do que a distância entre o bloco de inércia e da parede da cavidade. Não é necessário que a madeira preencha a cavidade por completo até o fundo, mas é preciso que se impeça o movimento lateral do bloco de inércia. Pedaços de madeira são excelentes para essa finalidade.

  4. 4

    Retire as molas do bloco de inércia. Solte o gancho das molas, na base do bloco de inércia. As molas estão montadas sobre uma placa de metal que está, por sua vez, parafusada na guitarra. Desaparafuse a placa de metal e coloque as molas e a placa para um lado. Isso reduzirá a tensão no bloco de inércia. As cordas poderão desafinar a este ponto.

  5. 5

    Empurre ligeiramente a alavanca da ponte flutuante. Normalmente, há uma certa resistência, mas como as molas não foram retiradas, deverá ser algo fácil. Isso fará com que o bloco seja colocado em uma posição ligeiramente avançada.

  6. 6

    Coloque o pedaço de madeira no espaço entre o bloco de inércia e da parede da cavidade. Como a madeira é 2 mm mais larga do que a abertura original, o bloco de inércia ficará bloqueado um pouco mais para a frente. A força aplicada pelo bloco irá impedir a ponte de se mover e estabilizará o ajuste.

  7. 7

    Afine a guitarra. Devido à nova posição da ponte, as cordas serão ligeiramente agudas. Afrouxe as tarraxas para compensar este ponto.

  8. 8

    Diminua a altura da ponte para compensar o reposicionamento do bloco de inércia. Dependendo da marca e modelo da guitarra, não há nem uma porca ou parafuso em cada lado da ponte que controle a altura. Por exemplo, guitarras equipadas com uma ponte Floyd Rose têm uma porca de 2,5 mm. A ponta da Fender Telecaster tem parafusos de para regulagem de altura. Faça pequenos ajustes no sentido horário para que a ponte volte à altura original.

Dicas & Advertências

  • Guarde as molas em um local seguro, caso queira desfazer essa modificação.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media