×
Loading ...

Como transformar o prato de uma antena parabólica em um fogão solar

Construir um fogão solar a partir de um prato de uma antena parabólica velha é uma excelente maneira de reciclar a velha tecnologia em algo novo. Existem muitas antenas parabólicas descartadas e jogadas ao redor dos quintais – algumas são grandes com mais de 5 m de diâmetro, enquanto as versões mais novas poderão ter apenas entre 90 cm a 1,2 m de largura. Este tamanho menor é uma das razões que você poderá facilmente encontrar os pratos das antigas antenas para transformá-los em fogões solares: as pessoas estão descartando-os para obterem as versões menores ou as tecnologias mais recentes.

Você poderá utilizar qualquer tamanho de prato de antena parabólica para criar um fogão solar, mas esteja ciente que, quanto maior, mais quente será o fogão.

Instruções

Transforme o prato de uma antena parabólica em um fogão solar (satellite dish on a roof image by Joseph Chiapputo from Fotolia.com)
  1. Remova o dispositivo de coleta de sinal, localizado no ponto focal da antena parabólica. Para os pratos estilo de malha, remova a membrana de metal na armação.

    Loading...
  2. Meça cuidadosamente os espaços entre a armação da antena em vários pontos, para criar um modelo com formato triangular. Corte a chapa de alumínio de acordo com o modelo que criou.

  3. Coloque os pedaços triangulares de alumínio na armação da antena, utilizando os encaixes originalmente utilizados pela membrana de malha preta. Essa parte levará mais tempo e precisará de mais paciência.

  4. Prenda quatro peças de armação de metal flexível perto da borda externa da antena, dobre-as e junte-as no ponto focal na frente.

  5. Posicione a bandeja de alumínio no ponto focal e prenda a armação de arame em cada aresta para segurá-la no lugar. Prenda-a com firmeza, utilizando um pouco de ferro de solda ou soldando a bandeja de metal na armação de arame, pois ela precisará suportar o peso dos alimentos que você for cozinhar.

  6. Coloque as panelas de comida na bandeja de alumínio, que é a área de cozinhar.

Loading...

Dicas

  • Qualquer material reflexivo funcionará como um fogão solar de antena parabólica, incluindo o papel alumínio, mylar, metal brilhante e espelhos.
  • Se a antena parabólica não tiver membrana entre a armação, será mais fácil colar mylar ou papel alumínio nas arestas em vez de tentar substituí-los com a chapa de alumínio.

Aviso

  • Os pratos grandes das antenas parabólicas, cobertos com materiais altamente reflexivos, poderão queimar as coisas rápida e facilmente. Sempre proteja suas mãos quando estiver cozinhando, pois precisará lidar com os itens dentro da área perigosa no ponto focal. Nunca coloque seu rosto ou cabeça nessa área; você poderá ficar severamente queimado e possivelmente cego pelo resto da vida.

O que você precisa

  • Prato de antena parabólica
  • Material refletivo como chapa de alumínio
  • Moldura de arame
  • Bandeja de alumínio

Referências

Loading ...
Loading ...