Mais
×

Transforme uma camiseta velha em uma ecobag novinha (e sem costurar)

Atualizado em 20 fevereiro, 2018

Você não suporta a dor de ter que dar fim àquelas camisas grandes demais? A gente te entende. Dê vida nova a elas como ecobags recicladas! Este projeto ecológico e sem costuras vai te ajudar a salvar uma camiseta de ir para a lata de lixo e evitar que mais sacolas vão parar nos aterros sanitários. Vá já cavar suas camisetas velhas para fora do armário!

Assista ao passo a passo em vídeo

Corte as alças

Dobre a camiseta ao meio no sentido do comprimento.

Posicione a ponta da sua régua onde o ombro encontra a borda do decote e meça 28 a 30 cm descendo pela diagonal até a dobra (confira imagem abaixo). Use a tesoura de tecido para marcar esse ponto ao longo da linha da dobra com um pequeno corte. A medida que você definir (entre 28 e 30 cm) depende do comprimento que você deseja para as alças da sua ecobag e também do comprimento total da sua camiseda. Se não souber quanto cortar, comece com 28 cm. Você vai poder aumentar depois, se desejar.

Dicas

A malha é muito elástica. Então, sua ecobag vai esticar muito durante o uso. Ao definir o comprimento desejado para a alça ou a bolsa como um todo, estique o tecido para calibrar melhor o visual final.

Em seguida, corte uma linha curva do entalhe que você fez até o ponto em que o ombro encontra o decote (confira a seta na imagem abaixo).

A camiseta vai ficar assim depois do corte.

Corte fora as mangas da camiseta seguindo as linhas da costura. Não se esqueça de cortar o volume dos pontos junto com as mangas.

Corte a borda

Antes de cortar a borda, corte a bainha da sua camiseta. Se a peça for curta demais, corte o mais perto possível dos pontos da bainha para economizar tecido. A camiseta que usei aqui tem uma bainha curva, o que resultou em uma franja também curva. Se você gostou desse visual em particular, mas sua camiseta tem uma bainha reta, crie uma curva usando a tesoura.

Com a camiseta ainda dobrada ao meio, meça 28 a 30 cm do ponto onde você fez o primeiro corte no Passo 1. Esse vai ser o comprimento do bolso da sua ecobag. Tenha em mente que você vai precisar de tecido suficiente — pelo menos 5 cm — abaixo desse ponto para fazer a franja.

Ponha a régua perpendicular à linha da dobra da camiseta. Essa vai ser sua linha de orientação para cortar a franja.

Corte tiras de 1,5 cm de largura da base da camiseta até a régua.

Dê nós na franja para fechar

Desdobre a camiseta. Agora você vai juntar a parte de baixo da sua ecobag dando nós nas tiras da frente e de trás juntas. Com a camiseta descobrada e esticada na sua frente, junte uma tira da frente com uma tira imediatamente de trás da franja (como mostrado abaixo) e dê um nó simples nelas. Antes de apertar, empurre o nó para cima, onde a franja começa e então puxe com firmeza para que não se desfaça.

Em seguida, puxe as tiras da franja o máximo possível para esticá-las. As tiras esticadas vão ficar mais longas e delgadas, além de se dobrar nas laterais.

Continue até que toda a parte de baixo esteja amarrada, mantendo a franja.

Termine as alças

Para finalizar as alças, estique as tiras o máximo possível. Isso fará as laterais formarem ondas (para dar a elas um visual mais bem acabado) e também esticará as alças ao seu comprimento final. Tenha em mente que você vai perder um pouco desse comprimento quando amarrar as tiras uma na outra. Então, se quiser alças mais longas, dobre a camiseta pela metade e corte um pouco mais abaixo do corte original mostrado no Passo 2.

Para terminar, dê um nó duplo e apertado nas tiras.

E, simples assim, sua nova ecobag está pronta para ser recheada com produtos frescos da sua verdureria preferida!

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article