Mais
×

Como fazer a transição de cores na mesma parede entre a cozinha e a sala de estar

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Combinar a moda atual de casas com plantas amplas e abertas, com cozinha e sala de estar integradas, com a popularidade das cores vibrantes, pode lhe render um problema. Fazer a transição entre uma cor de tinta e outra quando não há divisões entre a cozinha e a sala de estar, pode ser um desafio. Há diversos métodos para fazer a divisão entre as cores parecer natural ao invés de esquisita. Dependendo das cores que escolher, os cômodos podem se misturar com uma mudança sutil de tonalidade ou ser drasticamente diferentes usando cores mais vibrantes.

Instruções

Como dividir as cores da cozinha e da sala de estar (David De Lossy/Photodisc/Getty Images)
  1. Procure por algum elemento arquitetônico que possa servir de divisor para as cores. Você pode usar um arco, porta ou uma parede blacksplash estreita entre os armários superiores e inferiores da cozinha. Se houver algum elemento natural que sirva como divisor, ou apenas uma pequena parede, a transição entre uma cor e outra não será tão brusca.

    Procure por elementos arquitetônicos na parede que dividam as cores naturalmente (ULTRA F/Photodisc/Getty Images)
  2. Utilize um truque decorativo com as tintas para criar uma divisão entre duas cores. Você pode fazer uma coluna de quadrados como um tabuleiro de xadrez, linhas curvas, ziguezagues ou listras. Use diferentes tons das cores escolhidas, linhas ou formas que combinem com outros elementos decorativos da sua sala.

    Utilize um truque decorativo com as tintas para criar uma divisão entre as cores (Gary Houlder/Digital Vision/Getty Images)
  3. Para dividir as cores, pinte uma única linha diagonal ao invés de uma linha vertical. Teste usando fita adesiva na parede para determinar o ângulo e o posicionamento.

    Pinte uma única linha diagonal ao invés de uma vertical para dividir as cores (Medioimages/Photodisc/Photodisc/Getty Images)
  4. Misture as duas cores, desde que misturá-las não crie uma terceira cor (por exemplo, se você misturar vermelho com verde, terá um marrom cor de lama). Em pratos de papel, misture as cores e aplique-as com uma esponja ou pano úmido para que elas se misturam gradualmente.

    Misture as duas cores (Capstoc/iStock/Getty Images)
  5. Instale uma coluna decorativa onde você deseja dividir as cores. Em showrooms e lojas de decoração, procure por colunas projetadas para serem fixadas em paredes. Pinte ou manche-a com a mesma cor que o resto dos acabamentos ou armários.

Dicas

  • Mantenha o teto e os acabamentos da mesma cor, de forma a manter um fluxo e evitar que os cômodos fiquem muito desarmoniosos.
  • Evite usar duas cores muito diferentes ou complementares, a menos que a decoração do cômodo já seja bastante arrojada. Use diferentes tons da mesma cor ou cores da mesma família.
  • Se decidir pintar uma única linha vertical, do chão ao teto, entre as duas cores, encontre uma escultura alta e estreita, ou uma tela decorativa para colocar na frente, para que a divisão não pareça muito abrupta.
  • Coloque as amostras de cores e de tintas lado a lado na parede para ter certeza de que o resultado final será bonito. É difícil prever qual será o resultado apenas pela paleta de amostras.

O que você precisa

  • Cartela de cortes de tinta
  • Amostras de tinta
  • Fita adesiva
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article