×
Loading ...

Como transplantar o bambu resistente

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

O bambu resistente é uma planta de rápido crescimento e fácil de plantar. Ele pode virar uma ótima tela de privacidade para um jardim. As canas colhidas do bambu são fortes e atrativas, podendo ser utilizadas para construções leves, fazer varas de pesca e até mesmo varões de cortina. Esse bambu é fácil de transplantar.

Instruções

Como transplantar bambu resistente (Karl Weatherly/Photodisc/Getty Images)
  1. Escolha a área onde deseja transplantar o bambu. Esse é um passo relevante, pois assim que você o planta, ele propaga-se rapidamente tornando-se difícil, ou mesmo impossível, eliminá-lo. Certifique-se de que o bambu é cultivado em um lugar restrito.

    Loading...
  2. Aplique suplementos no solo. Solte a terra onde deseja transplantar o bambu resistente. Isso ajudará sua drenagem, oferecendo às raízes a possibilidade de se propagarem. Essa planta gosta de muita água, mas uma boa drenagem impedirá que as raízes apodreçam. Se o solo contiver uma grande quantidade de barro, aplique material orgânico, como composto ou uma mistura pronta para plantação.

  3. Desenterre o bambu. Para fazê-lo, use uma pá afiada e escave para remover um torrão de bambu resistente. Essa pode ser uma tarefa fisicamente árdua, pois suas raízes podem estar compactas, formando uma massa fibrosa. Não se preocupe em danificar as raízes, uma vez que essa planta possuí um sistema de raízes composto por múltiplas fibras finas. Como o próprio nome da planta sugere, esse bambu é muito forte, propagando-se facilmente.

  4. Divida o torrão do bambu resistente. Se você quiser dividi-lo e plantá-lo em vários lugares, utilize a faca de jardim para cortar a bola de raízes e separar as partes da planta.

  5. Plante o bambu já dividido. Com o solo solto, cave um buraco ligeiramente maior e mais fundo do que a bola de raízes e assente a planta no buraco. Utilize a terra que removeu para preencher em torno da planta, de maneira que ela fique firmemente estabelecida.

  6. Irrigue o bambu transplantado recentemente. Regue bem em torno da sua bola de raízes. Nas primeiras duas semanas, regue-o diariamente, certificando-se de que ele permanece umedecido. Após esse período de tempo, o sistema de raízes deve estabelecer-se sozinho, necessitando apenas de uma rega semanal.

Loading...

Dicas

  • O bambu poderá ser plantado em vasos. Essa é uma ótima maneira de restringir sua propagação. A terra de envasamento pode ser usada para plantar o bambu em recipientes.
  • O bambu plantado recentemente pode sofrer de escassez ou acúmulo de rega. Se regar pouco, a planta secará enquanto a rega em demasia pode levar à queda das folhas. Monitore as plantas e ajuste a quantidade de água, conforme sua necessidade.
  • O bambu resistente pode ser transplantado em qualquer momento do ano, mas se você vive em uma região fria no inverno, deverá transplantá-lo o mais rapidamente possível para que a planta possa estabelecer suas raízes e sobreviver às geadas.

Aviso

  • O bambu é uma planta invasiva, por isso o concreto despejado a uma profundidade de 75 cm pode ser usado para contê-lo.
  • Ele é difícil de eliminar, por isso certifique-se de plantá-lo em um lugar permanente.

O que você precisa

  • Faca de jardim
  • Luvas
  • Água
  • Vasos (opcional)
  • Composto (opcional, dependendo da qualidade do solo)
  • Mistura de envasamento (opcional, dependendo da qualidade do solo)

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...