×
Loading ...

Como transplantar uma roseira

Atualizado em 17 abril, 2017

Embora a maioria das pessoas não goste de transplantar arbustos de rosas que cresceram corretamente, às vezes isso é necessário. Talvez você esteja mudando de residência e não queira deixar o arbusto para trás ou algumas alterações no paisagismo afetam a maneira como o arbusto cresce. Qualquer que seja o motivo, transplantar plantas pode ser um procedimento eficaz quando é feito corretamente. Tudo o que precisa é ter algum conhecimento, uma preparação de antecedência e tempo para fazer um transplante correto.

Instruções

Como transplantar uma roseira (David De Lossy/Photodisc/Getty Images)
  1. Prepare a área onde o arbusto de rosa será transplantado. Areje adequadamente o solo e faça uma cova suficientemente grande para a planta, mas que não tenha mais do que 5 cm de largura e uma profundidade maior que sua bola de raízes.

    Loading...
  2. Misture terra de envasamento com terra natural extraída da área onde o arbusto será transplantado. Acrescente adubo para rosas e fertilizante, se desejar.

  3. Irrigue a área antes de fazer o transplante.

  4. Deixe espaço na área circundante para que o arbusto possa se desenvolver. Não o transplante muito próximo de outro arbusto ou planta. As rosas crescem rapidamente e requerem muito espaço.

  5. Transplante antes do arbusto ficar firmemente estabelecido e enraizado no solo. Como regra, o transplante de todas as plantas é mais eficaz quando elas ainda são novas.

  6. Transfira a planta no final do inverno ou começo da primavera enquanto ela ainda estiver no período de dormência. Transplantar o arbusto durante o pico de sua estação de crescimento não será eficaz. Espere entre oito e doze meses para que a planta floresça.

  7. Pode o arbusto de rosa antes de transplantá-lo. Espere algumas semanas entre a poda e o transplante, se possível. Além disso, garanta que o desbaste seja feito antes do inverno, pois uma estação com condições atmosféricas adversas poderá danificar o arbusto. Aparar a roseira entre 20 e 30 cm manterá o arbusto bem equilibrado.

  8. Cave a maior quantidade de terra possível ao redor do arbusto a ser transplantado. Isso manterá o sistema radicular protegido e evitará um choque maior para a planta.

  9. Mantenha o sistema radicular umedecido. Cubra as raízes com um pano umedecido, mas não as aperte muito.

  10. Transplante o arbusto tão rápido quanto possível para garantir a saúde da planta. Se ele não puder ser transplantado imediatamente, armazene-o em um lugar fresco e úmido até que possa transplantá-lo.

Loading...

Dicas

  • Irrigue o solo diariamente até a planta enraizar na nova área.

Aviso

  • Nunca transplante uma roseira se estiver no período de florescimento. Espere até a floração terminar.

O que você precisa

  • Pano
  • Água
  • Terra de envasamento
  • Adubo para rosas
  • Fertilizante
Loading ...
Loading ...