Mais
×

Como transplantar uma videira

Transplantar videiras é um trabalho delicado que pode ser difícil para as plantas. O processo deve ser abordado com cuidado e paciência para obtenção dos melhores resultados.

Instruções

Videiras embelezam e fazem sombra (Medioimages/Photodisc/Photodisc/Getty Images)

    Preparação das videiras

  1. Prepare as suas videiras para o transplante no início do período de dormência. Elas devem ser podadas drasticamente após a liberação da seiva, antes de o inverno começar.

  2. Decida onde as videiras serão transplantadas. Elas precisam de bastante iluminação direta para crescer e acrescentarão beleza e sombra ao local.

    Videiras embelezam e fazem sombra (Medioimages/Photodisc/Photodisc/Getty Images)
  3. Cave buracos para as raízes das videiras transplantadas. As videiras costumam ter sistemas radiculares que se estendem por mais de 2 m. Uma redução drástica da raiz fará a planta entrar em choque. Cave buracos profundos e longos o suficiente para acomodar no mínimo cerca de 1 m da bola maciça de raiz.

  4. Monte uma treliça inorgânica firmemente no chão, a uma distância média aproximada de 2 m de qualquer estrutura de madeira. Isto proporcionará uma circulação melhor e um crescimento saudável para as videiras, além de proteger a madeira contra umidade e apodrecimento.

  5. Misture o estimulador de raiz com água, segundo as instruções contidas na embalagem, e reserve.

    Transplantando as videiras

  1. Use uma pá para remover uma videira do solo, pegando o máximo de raiz possível. Aja rapidamente e transplante uma videira de cada vez. Quanto menos tempo a videira permanecer fora do solo, melhores serão as chances de que sobreviva e volte a produzir uvas.

    O transplante deve ser feito com cuidado e rapidamente para aumentar as chances de sobrevida da videira e retomada da produção de uvas (Photos.com/Photos.com/Getty Images)
  2. Coloque a videira no buraco recém-cavado. As raízes devem ser desemaranhadas e espalhadas, tomando cuidado para não esmagá-las nem dobrá-las.

  3. Cubra as raízes da videira com terra. A terra deve ser firmemente compactada, mas sem apertar demais. Garanta que as raízes possam respirar. Regue a videira transplantada com a mistura de estimulador de raiz. Passe então a outra videira e repita o processo.

Dicas

  • O período ideal para transplantar suas videiras é perto do final da fase de dormência, no começo da primavera.
  • Substitua as barras de aço ou tubos de PVC por treliças inorgânicas, se desejar projetar uma treliça personalizada.

Aviso

  • As videiras geralmente entram em choque ao serem transplantadas e raramente produzem uvas por um período subsequente de dois anos. Os profissionais recomendam arrancar imediatamente qualquer fruto que apareça, para dar tempo suficiente para as raízes se estabelecerem.

O que você precisa

  • Tesoura de poda
  • Estimulador de raiz
  • Treliças inorgânicas
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article