Transtornos que causam dor no abdômen inferior em mulheres

Escrito por contributing writer | Traduzido por camila batista
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Transtornos que causam dor no abdômen inferior em mulheres
Há diversas causas para a dor no abdômen inferior (Creatas Images/Creatas/Getty Images)

A dor no abdômen inferior é um desconforto ou uma sensação incômoda abaixo do umbigo, à esquerda ou direita do baixo-ventre. Pode ser difícil identificar a causa da dor em mulheres devido aos órgãos reprodutores na área. Algumas das causas comuns são dor menstrual, infecções do trato urinário, doença inflamatória pélvica, miomas uterinos, endometriose e gravidez ectópica. Um médico precisa ser consultado para um diagnóstico da dor.

Outras pessoas estão lendo

Dor menstrual

A dor ocorre quando as mulheres está em seu período menstrual e varia de desconforto à dor debilitante. É causada por contrações no útero após a liberação do hormônio prostaglandina. A dor menstrual é tolerável na maioria das vezes, mas se for mais que uma inconveniência, um médico deve ser consultado.

Infecções do trato urinário

Infecções do trato urinário são muito comuns em mulheres. A infecção pode ocorrer em qualquer lugar do trato urinário e a dor acima do osso pélvico é um dos sintomas mais comuns. Essa infecção decorre de bactérias encontradas na área anal. Um médico receitará um antibiótico para tratar a doença.

Doença inflamatória pélvica (DIP)

A DIP é uma infecção no sistema reprodutor feminino. Ela pode afetar qualquer parte dos órgãos femininos e é geralmente causada por uma doença sexualmente transmissível. Os sintomas variam de nenhum a severos e são bem vagos. O sintoma mais comum é a dor no baixo abdômen. Um médico pode diagnosticar a DIP após a realização de exames.

Miomas uterinos

Miomas são tumores não cancerígenos encontrados no útero e que podem não causar sintoma algum. Se houver sintomas, eles podem incluir dor e pressão pélvica ou no baixo abdômen. Um médico decidirá como tratar os miomas, dependendo do tamanho dos tumores e de seus sintomas.

Endometriose

A endometriose é o crescimento anormal das células liberadas pelas mulheres a cada mês no ciclo menstrual. Quando essas células se fixam aos tecidos fora do útero, são chamadas de implantes. O sintoma mais comum é a dor no abdômen inferior e é geralmente pior perto do ciclo menstrual. A dor também ocorre nos movimentos intestinais e nas relações sexuais, e depende de onde os implantes cresceram. Mulheres com esses sintomas devem procurar um médico.

Gravidez ectópica

Isto acontece bem cedo na gravidez, quando o óvulo se fixa fora do útero. As mulheres que experimentam a gravidez ectópica têm dor à esquerda ou à direita do baixo abdômen e podem sofrer tonturas e sangramento vaginal. A gravidez ectópica pode ocorrer nas primeiras 10 semanas de gravidez e muitas mulheres que passam por isso não sabem que estão grávidas. É um problema sério e atenção médica deve ser procurada imediatamente.

Atenção

Há diversas causas possíveis de dor no abdômen inferior em mulheres. Se você estiver enfrentando qualquer tipo de dor no abdômen inferior, procure um médico, que poderá diagnosticar a condição e oferecer opções de tratamento.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível