×
Loading ...

Transtornos de comportamentos disruptivos em sala de aula

Um aluno que intencionalmente suscita perturbações que interferem na capacidade de o professor instruir a classe e atrapalha a habilidade dos outros alunos de aprender é considerada disruptiva. O comportamento disruptivo pode ter efeitos negativos não apenas no ambiente da sala de aula, mas também na experiência escolar como um todo.

O comportamento disruptivo negativo tem impacto sobre alunos e professores (class room image by Brett Bouwer from Fotolia.com)

Tipos de comportamentos disruptivos

Um estudante pode se comportar de modo disruptivo de vários modos. Alguns são mínimos e facilmente ignoráveis, mas alguns tipos de comportamento disruptivos ultrapassam o rude. Um aluno que monopoliza discussões ou fala a respeito de determinados assuntos sem qualquer relevância para o que estiver sendo discutido em aula demonstra arrogância ou exibicionismo como comportamentos disruptivos. Excesso de conversa com outros alunos durante a aula ou passar bilhetes é outro tipo de comportamento disruptivo que pode afetar toda a classe ao fazer com que o professor tenha dificuldade de escutar ou força o docente a interromper a aula com a intenção de cessar a conversa. Outro tipo de comportamento disruptivo ocorre quando um estudante desafia a autoridade ou o conhecimento do professor a respeito de um assunto por conta de raiva de uma série ou uma antipatia por determinado docente. Esse tipo de comportamento pode evoluir para ameaças verbais ou físicas ao professor ou outros alunos. Comportamentos disruptivos menos óbvios incluem atraso, dormir em sala de aula e levar ou usar celulares ou outros dispositivos eletrônicos.

Loading...
Identificar os comportamentos disruptivos é o primeiro passo rumo a uma solução (Digital Vision./Photodisc/Getty Images)

Consequências negativas no ensino

Estudantes disruptivos interferem na habilidade do professor de ensinar efetivamente. Os comportamentos exigem do professor muito tempo e atenção. O docente precisa parar a aula ou a discussão para resolver o inconveniente, e isso toma um tempo valioso que seria empregado para ensinar o restante da sala de aula. Se o comportamento disruptivo for ameaçador, pode desafiar a autoridade do professor e criar tenção em sala de aula. O comportamento disruptivo de um aluno instiga outros alunos a fazer o mesmo, que pode comprometer a autoridade do professor e a habilidade de controlar o grupo.

O professor precisará ter jogo de cintura diante de comportamentos disruptivos (Digital Vision./Photodisc/Getty Images)

Problemas para alunos

O processo de aprendizagem dos outros alunos é afetado quando um ou mais alunos se comportam disruptivamente. Interrupções constantes podem interferir no foco. Os alunos são forçados a esperar enquanto uma providência diante do comportamento é tomada, ou são desviados pela tentativa de ser notado do aluno com atitude disruptiva. Isso pode resultar em notas mais baixas e problemas comportamentais com outros alunos, assim como com o aluno que estiver criando a interrupção. Colegas tendem a ter uma influência significante uns sobre os outros, e se um dos estudantes for disruptivo, isso poderá encorajar outros alunos que possivelmente nao teriam esse tipo de problema a se comportarem de forma similar

Alunos cujo comportamento é normal podem ser influenciados (Jack Hollingsworth/Photodisc/Getty Images)

Impactos negativos na escola

As escolas frequentemente dedicam tempo e recursos para tentar minar comportamentos disruptivos em alunos que poderiam ser usados em outras áreas. Isso tira a autoridade educacional da maioria das escolas, o que usualmente é utilizado para fornecer um ambiente educacional seguro e efetivo para todos os alunos.Os professores frequentemente não estão preparados para lidar com certos tipos extremos de comportamento disruptivos e, como consequência, o aluno é mandado para fora da sala ou a escola deve procurar o auxílio de profissionais especializados de fora da escola para interferirem. Isso demanda recursos e fundos, que poderiam ser melhor empregados para a melhoria do ambiente educacional para todos os alunos em vez de apenas um.

Um ambiente educacional saudável é imprescindível para assegurar a aprendizagem (Pixland/Pixland/Getty Images)
Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...