on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

O que faz um trapezista?

Atualizado em 20 julho, 2017

Um trapezista é um artista de circo que usa uma barra horizontal pendurada por cordas como um aparelho aéreo. Atos de trapézio normalmente são realizados elevados acima do solo por profissionais qualificados e são classificados como estáticos, em balanço ou voadores. Rotinas sofisticadas podem incluir dois ou mais trapezistas trabalhando juntos para entreter multidões.

Trapezistas executam rotinas de alto voo (Mario Tama/Getty Images News/Getty Images)

Trapézio estático

Trapezistas realizando atos estáticos movem seus corpos em torno de uma barra horizontal fixa. Como outras formas de arte no trapézio, performances estáticas ocorrem acima do solo e utilizam a cautela de uma rede de segurança abaixo. Animadores neste gênero executam uma ampla gama de movimentos, incluindo penduradas, quedas e contrapesos. Performances no trapézio estático são expressivas e, em origem, parecidas com uma dança.

Loading...

Trapézio em balanço

Trapezistas que realizam atos se balançando começam em uma posição parada. O artista, então, usa o impulso do seu corpo para balançar a barra de forma pendular. Uma vez que o trapézio estiver se movendo de forma adequada, os truques normalmente são realizados no auge do balanço. Solturas e capturas de barras são típicas durante um este tipo de ato.

Trapézio voador

Trapezistas voadores saltam de plataformas estacionárias e agarram barras horizontais. Uma vez conectados, esses artistas permitem que a gravidade crie um pêndulo, os balançando. Eles podem aumentar ou reduzir o balanço natural da barra usando o seu corpo corretamente. Trapezistas voadores focam no entretenimento aéreo e costumam fazer truques mais ousados. Força, tempo e coragem são necessários para se ter sucesso como um artista de trapézio voador. Trapezistas voadores acabam suas rotinas retornando às plataformas em que começaram.

Trapézio múltiplo

A disciplina de trapézio múltiplo é suscetível de ser vista em performances de grande escala, como do Cirque du Soleil. Em vários atos de trapézio, dois ou mais artistas trabalham juntos para entreter multidões ao usar mais do que um barra. Artistas pendurados de cabeça para baixo e liberações/capturas de barra são comuns em vários atos onde os artistas muitas vezes carregam o peso um do outro. Esta disciplina requer a maior quantidade de tempo e prática por causa do maior número de barras balançando. Um peso corporal leve geralmente é necessário quando os artistas realizam as performances em conjunto com os parceiros.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...