O que é tratamento para ácido úrico?

Escrito por contributing writer | Traduzido por vanessa arnaud
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que é tratamento para ácido úrico?
O excesso de ácido úrico no corpo pode trazer problemas (Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images)

O ácido úrico é uma substância química naturalmente sintetizada pelo corpo humano. Em níveis adequados, a presença do ácido úrico no sangue é aceitável. Isto ocorre quando certos alimentos, medicamentos ou substâncias ricos em purinas são degradados (a purina é um heterociclo aromático que possui um anel pirimidínico e um anal imidazólico). Entretanto, se o nível de ácido úrico se tornar elevado, uma condição chamada hiperuricemia ocorre, e deve ser tratada. Altos níveis de ácido úrico podem ser causados por ingestão excessiva de alimentos ricos em purinas, por problemas renais que afetem a excreção de ácido úrico, por algumas medicações, ou por uma condição de enfermidade. O tratamento envolve a cura da doença pré-existente ou o tratamento da hiperuricemia, ou ambos.

Outras pessoas estão lendo

Níveis normais de ácido úrico

O corpo naturalmente apresenta um nível estável de ácido úrico, e nenhum tratamento é necessário desde que este nível seja mantido dentro de uma faixa ideal. Esta faixa vai de 3.0 a 7.0 md/DL. Os níveis de ácido úrico que superarem este valor de 7.0 mg/DL devem ser tratados.

Tratamento para ácido úrico

O tratamento mais simples para ácido úrico é evitar os alimentos ou a medicação rica em purina que causou a produção excessiva desta substância. Isto pode envolver evitar café, álcool, aspirina, peixe cavala, fígado e outros alimentos ricos em purinas. Algumas medicações, como quimioterápicos, causam elevação dos níveis de ácido úrico e normalmente não podem ser evitados, pois são parte de um tratamento fundamental para a manutenção da vida. Neste caso, em que a substância rica em purina não pode ser evitada, outros métodos de tratamentos devem ser empreendidos para regular o ácido úrico no sangue.

Doenças que exigem o tratamento para ácido úrico

Algumas doenças causam níveis elevados de ácido úrico, e podem requerer tratamento. Gota, alcoolismo, acidose, leucemia, envenenamento por chumbo, diabetes, hipoparatireoidismo, intoxicação durante gravidez e diabetes são condições que podem elevar os níveis de ácido úrico. Se possível, tratar a doença é a melhor forma de eliminar os problemas com o ácido. Entretanto, tratar ou curar a condição desencadeadora do problema nem sempre é possível.

Como restabelecer os níveis de ácido úrico

Se a causa desencadeadora da elevação dos níveis de ácido úrico não puder ser combatida, é melhor equilibrar os níveis propriamente. Há um grande número de métodos diferentes para isto. Alguns medicamentos inibem a habilidade do corpo de absorver ácido úrico. Outros medicamentos interferem na síntese desta substância. Estes medicamentos podem ser prescritos como um tratamento contínuo que pode ser mantido por anos, ou por quanto tempo a condição responsável pela hiperuricemia persistir.

Medicamentos para tratar ácido úrico

Alopurinol e febuxostate são medicamentos que são utilizados para reduzir ou prevenir a produção de ácido úrico pelo corpo. Probenecidas diminuem a taxa de absorção do ácido úrico e aumentam a eliminação de sal de ácido úrico pelo corpo. Sulfinpirazona reduz os níveis de ácido úrico no sangue. Estes medicamentos tratam apenas o problema de hiperuricemia, ignorando as condições causadoras; portanto, se um paciente interromper o tratamento, os níveis de ácido úrico se elevam novamente, e permanecem elevados por todo o tempo que a causa persistir.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível