Tratamento para alergia de tinta de tatuagem

Escrito por sabrina ehlert | Traduzido por carolina rico
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Tratamento para alergia de tinta de tatuagem
Tatuagens são muito populares e podem ser lindas (tattoo image by nO-FaCe from Fotolia.com)

Tatuagens são uma forma popular de modificar o corpo. Elas são criadas com a injeção de tinta sob a pele e, ao mesmo tempo que parecem bonitas, um material estranho é introduzido no corpo, aumentando o risco de um infecção ou reação alérgica.

Outras pessoas estão lendo

Reações da pele às tatuagens

O processo de ser tatuado é irritante para a pele, pois ela é perfurada centenas de vezes por uma agulha, que deposita tinta na camada superior da derme em seu sulco. A reação inflamatória aguda é um efeito colateral esperado do processo de tatuagem. A área da pele, dentro e em volta da tatuagem, fica vermelha e inchada, mas essa reação passa após duas ou três semanas.

Reações alérgicas a tatuagem

O pigmento da tatuagem é o principal culpado por desencadear uma reação alérgica. O pigmento vermelho é o mais comumente associado a reações alérgicas. Existem dois tipos de alergia associada a tatuagens: uma é dermatite de contato alérgica e a outra é dermatite fotoalérgica. As reações podem aparecer como uma irritação vermelha inflamada e a pele pode, às vezes, se tornar escamosa ou lascada. As reações alérgicas podem acontecer logo após o término da tatuagem, ou anos depois.

Tratar reações alérgicas à tatuagem

A maioria das reações a tatuagens são relativamente menores e não requerem atenção médica. Aplicações de aloe vera ou produtos especiais feitos para tatuagens pode ajudar a aliviar o desconforto da reação. Para reações mais severas e desconfortáveis, Benadryl pode ser usado, ou medicamentos prescritos por um dermatologista, assim como esteroides pom ser usados para reduzir a inflamação. Raramente, reações severas, assim como choque anafilático, podem ocorrer na hora em que a tatuagem estiver sendo feita, nesses casos, o tratamento deve ser administrado imediatamente por um profissional médico.

Pessoas que devem evitar fazer uma tatuagem

Fazer uma tatuagem pode ser um ótimo jeito de expressar individualidade, mas existem algumas pessoas que devem ser cuidadosas sobre fazer uma tatuagem ou devem evitar fazê-las. É importante para qualquer um que considere fazer uma saber o que eles querem. Pessoas com pele sensível ou alergias a algum metal devem saber os componentes das tintas que o artista vai usar. Qualquer um possui que possua um histórico de alergias severas a metais ou qualquer outro ingrediente que possa compor a tinta, deve evitar fazer uma tatuagem, ou devem encontrar um artista que use pigmentos hipoalergênicos.

Diminuindo o risco de reações alérgicas

Quando a tatuagem é terminada, é fundamental que as instruções de cuidado sejam cuidadosamente seguidas. Quando o artista completa a tatuagem, ele irá limpar a área com uma solução de hamamélis antes de aplicar a bandagem. Após muitas horas, a bandagem pode ser removida e a tatuagem deve ser lavada completamente com água morna e sabão e então secada. Em seguida, deve ser aplicada pomada para ajudar com o processo de cura. Certifique-se que a tatuagem permanece limpa e úmida para ajudar em uma cura limpa e reduzir o risco de uma reação alérgica.

Tratamento para alergia de tinta de tatuagem
Mantenha a tatuagem e a área em volta limpa e fora do sol para reduzir as chances de desenvolver uma reação alérgica (washing hands image by Julia Britvich from Fotolia.com)

Alergias não relacionadas à tinta

Durante o tempo de cura após a tatuagem, algumas pessoas experiências o que parece ser uma reação a tinta da tatuagem. Algumas vezes, a reação é relacionada a pomada, sabonete ou loção usada na cura. Qualquer um que tenha problemas com suas tatuagens enquanto são curadas deve contactar o artista que pode sugerir algo para ajudar no desconforto. Um dermatologista deve ser consultado caso a reação não vá embora ou piore.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível