Tratamento de cabelos grisalhos para homens

Escrito por lisa sefcik | Traduzido por marcos gomes
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Tratamento de cabelos grisalhos para homens
O surgimento do grisalho é genéticamente determinado (Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images)

Para muitos homens, a chegada dos cabelos grilhos é inevitável. Alguns homens podem assumir sua nova cor como um sinal de maturidade, enquanto outros procuram incansavelmente por um tratamento para cabelos grisalhos que funcione. Você não pode reverter os cabelos brancos e há pouco que possa fazer para preveni-los. Mesmo assim, há tratamentos eficazes para cabelos grisalhos que são próprios para os homens.

Outras pessoas estão lendo

Cabelos brancos: quando você pode esperar por eles?

O que exatamente acontece para que o cabelo fique grisalho? Sua cor natural de cabelo é resultado da melanina, o que colore o cabelo. A quantidade de melanina produzida no folículo capilar é determinada por uma célula especial, chamada melanócito. Cada melanócito tem um período breve predeterminado. quando ele morre, a melanina não é produzida mais. O resultado para homens e mulheres é o cabelo branco, sem pigmentos. É mais fácil explicar o processo de branqueamento do que prevê-lo. De acordo com a revista Scientific American, a maioria dos homens nota os primeiros sinais de cabelo grisalho aos trinta anos. Entretanto, pelo fato do tempo no qual você começa a ficar grisalho ser em grande parte determinado geneticamente, alguns homens podem ter cabelos brancos quando ainda forem jovens adultos.

O que realmente funciona?

Infelizmente, não há tratamento médico aprovado pelos órgãos de saúde que revertam o cabelo grisalho de modo comprovado. Alguns produtos alternativos usam a erva chinesa fo-ti, que se acredita trazer de volta a cor natural dos cabelos. Valendo-se do fato que o grisalho prematuro por vezes é causado pela anemia, existem ainda produtos ricos em vitamina B e derivados no tratamento do cabelo branco. Entretanto, estes produtos se fiam em relatos anedóticos para sustentá-los. Então, quando se fala em tratamento de cabelos grisalhos, os homens têm somente um remédio ''testado e aprovado'': pintá-los.

Tratando o grisalho gradualmente

Ao colorir o grisalho, a maioria dos homens quer fazê-lo gradualmente e de modo discreto. Enquanto é considerado socialmente aceitável para as mulheres mudar sua cor de cabelo comumente, seja de modo drástico ou pela adição de luzes, a maioria dos homens pode não querer tal mudança abrupta e notável em sua aparência. Tinturas progressivas cobrem o grisalho gradualmente e, quando usadas consistentemente, pode dar ótimos resultados. Outro benefício do uso da tintura progressiva sobre a tinta de cabelo é que os homens não têm que e preocupar com uma visível linha de branco surgindo na raiz dos cabelos quando eles crescem. A tintura progressiva mais usada e amplamente disponível é a Fórmula Grecin, apesar de existirem outras.

Como a tintura progressiva funciona

As tinturas progressivas geralmente incluem acetato de chumbo ou citrato de bismuto como ingrediente ativo. Esses minerais funcionam somente nos cabelos sem cor, assim a cor restante do cabelo permanece inalterada. Entretanto, há o lado negativo no uso das tinturas progressivas. Para conseguir os melhores resultados além do tempo, uma tintura progressiva deve ser usada após a lavagem com xampu. Pelo fato de que uma tintura progressiva possa ser usada mais frequentemente, também pode ser mais caro do que escolher uma tintura de cabelo permanente.

Outras dicas para cabelos grisalhos

Tinturas progressiva não vão cobrir imediatamente o cabelo branco; esses produtos existem para reduzir a visível presença do grisalho. Uma tintura semipermanente ou permanente pode trazer ao cabelo branco a sua cor natural anterior com uma única aplicação e certamente existem diversas tinturas de cabelos disponíveis que são específicas para homens.

A tintura permanente usa produtos como amônia para fazer a cor penetrar na cutícula capilar, por isso dão resultados mais duradouros. Se escolher pintar o cabelo com uma cor permanente, assegure-se de escolher uma que tenha uma tonalidade mais leve do que a cor original. Também pode-se simplesmente fazer uma visita a um cabeleireiro que seja especializado em cores de cabelos masculinos.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível