Tratamento caseiro para atopia canina

Escrito por t.l. chancellor | Traduzido por bruna biagioli
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Tratamento caseiro para atopia canina
Um cão com atopia pode sofrer de alergias e coceiras (Photodisc/Photodisc/Getty Images)

A atopia canina, também conhecida como dermatite atópica canina, é uma alergia de cães sensíveis a alérgenos ambientais, tais como pólen, esporos e poeira. De acordo com a Rede de Informações Veterinárias, a doença é hereditária. Até cerca de 15% dos cães possuem essa doença, que aparece geralmente quando o cão está com um a três anos de idade. Os sintomas tendem a piorar com a idade. A atopia pode ser tratada de várias maneiras, mas não é curável.

Outras pessoas estão lendo

Sintomas

Cães atópicos desenvolverão coceira na pele e vão arranhar, morder ou lamber constantemente as orelhas, pés, rosto, barriga ou axilas. Os cães podem desenvolver uma pele vermelha grossa, manchada, problemas de ouvido ou pele com crosta e escamosa. A perda de pelos também é comum. Os cães com atopia podem ter alergia à comida ou uma infecção por fungos na pele. Os sintomas costumam piorar dependendo da época. Eles também podem apresentar secreção ocular ou áreas duras ao redor dos olhos, espirros ou pieira e, ocasionalmente, diarreia ou dor de estômago.

Diagnóstico

Outras doenças de pele devem ser descartadas, como alergias alimentares, alergias a pulgas, sarna e infecção por fungos. Veterinários podem precisar de sangue ou uma raspagem da pele. Uma urinálise ou cultura de fungos pode ser necessária. Enquanto a doença é mais comum em raças puras, incluindo terriers, bulldogs e golden retrievers, raças misturadas também podem ter atopia.

Tratamentos

Alguns alérgenos exteriores comuns são as gramíneas, ervas e árvores. Alérgenos incluem poeira e fibras naturais, como lã e, possivelmente, uma reação à caspa de outro animal. Elimine a exposição a essas substâncias mantendo os animais dentro de casa durante dias de liberação de pólen, e mantenha o ambiente livre de poeira, com as janelas fechadas.

Como os cães com atopia são propensos a pele seca, tomar banho com xampu hipoalergênico reduzirá a secura. Enxágue bem o xampu. Aplique um condicionador hipoalergênico para manter a pele hidratada. O banho deve ser dado duas vezes por semana para alergias graves, diz o Dr. Andrew Jones. Usar um xampu de aveia pode aliviar a coceira. Outros remédios caseiros incluem adicionar sal de Epsom à água do banho, que ajuda a aliviar a coceira (não deixe animais de estimação beberem essa água). O bicarbonato de sódio também pode ser misturado com água fria para lavar a pele. O Dr. Jones também recomenda pomada de calêndula, um suplemento de ervas que pode ajudar a parar a coceira. Aplique uma camada fina duas vezes por dia para parar a coceira.

A condição de alguns cães melhora com o uso de suplementos de ácidos graxos ômega-3 e ômega-6. As cápsulas de óleo de peixe são comuns para controlar a inflamação e diminuir a coceira.

Vinagre de maçã misturado com água pode ser aplicado sobre a pele do cão. Use um borrifador para a aplicação. Também é uma boa ideia cortar os pelos do seu cão durante o tempo quente, para ajudar a prevenir fungos e parasitas.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível