Saúde

Tratamento caseiro para cobreiro (herpes-zóster)

Escrito por vee enne | Traduzido por marcos vinicios de araújo barros

O herpes-zóster, popularmente conhecido como cobreiro, é um vírus. Ele provém da infecção da catapora e fica adormecido nas raízes nervosas em torno da medula espinhal. Durante um surto, o vírus vai até os nervos para sair em forma de prurido, uma erupção cutânea acompanhada de dor, na superfície da pele. O cobreiro ocorre apenas em um lado do corpo e pode se manifestar como uma mancha ou um conjunto de bolhas que cobrem o peito de uma pessoa.

Outras pessoas estão lendo

Alívio da dor

A erupção cutânea provocada pelo herpes-zóster pode causar bastante dor porque o vírus fica nas terminações nervosas. A dor e as bolhas podem ser tratadas com analgésicos de venda livre como aspirina, paracetamol e ibuprofeno. Apesar de esses tipos de remédios normalmente serem suficientes, os médicos podem prescrever outras drogas para aliviar dores mais intensas.

Anti-histamínicos

Um anti-histamínico como o Benadryl pode ser útil para acabar com a coceira. Esse tipo de medicamento impede que as histaminas, as substâncias que provocam a sensação de coceira e a irritação, consigam se aderir às células no corpo. Os anti-histamínicos são úteis como medicamento interno, bem como para aplicação tópica.

Aplicações tópicas

O suco de Aloe Vera, também conhecido como babosa, acalma o cobreiro e as bolhas. Além disso, pode ser usado quantas vezes forem necessárias. Uma compressa composta por uma pequena quantidade de vinagre com água fria ajuda a secar as bolhas e pode ser usada várias vezes por dia. Banhos frios, contendo farinha de aveia moída bem fininha, também podem aliviar a coceira e a pessoa que está com o cobreiro pode se banhar quantas vezes quiser.

Diminuição do estresse

O aparecimento das lesões pode ser resultado do estresse, que ocasiona uma queda imunológica. Reduzi-lo não só pode diminuir as ocorrências futuras de cobreiro, como também diminui a gravidade do problema. Por essa razão, praticar ioga, meditação e outras técnicas de alívio do estresse pode ajudar a encurtar o tempo de duração da irritação.

Considerações finais

Não continue com as compressas frias e banhos depois que as bolhas começarem a formar casca, pois elas precisam secar. Nunca coce a pele irritada pelo cobreiro devido ao risco de infecção. Não passe cremes e pomadas de hidrocortisona no cobreiro. Esse tipo de medicação pode fazer a irritação se espalhar e aumentar em gravidade.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media