Mais
×

Tratamento caseiro contra diarreia em gatos

Se seu gato tiver um leve caso de diarreia, você normalmente poderá tratar a doença com segurança em casa. No entanto, caso o animal de estimação tenha uma doença grave, ou se a condição não melhorar dentro de alguns dias, você terá que levar o gato a um veterinário, especialmente se ele apresentar sintomas como apatia, fraqueza, sangue nas fezes ou respiração difícil.

Cuide bem de seu gato (Hemera Technologies/Photos.com/Getty Images)

Jejum

A melhor maneira de ajudar o seu gato é colocar o animal em um jejum de 24 horas. Isso dará ao intestino a chance de descansar e ao sistema imunológico a chance de expulsar tudo o que está fazendo com que ele fique doente. Para que dê certo, retire sua comida completamente por um dia. No entanto, forneça água para que ele beba em abundância. Você também poderá complementar o jejum com caldo de galinha.

Água

Muito provavelmente, a maior ameaça para seu gato enquanto sofre de diarreia é a desidratação. Portanto garanta que seu animal de estimação beba muita água. Uma boa maneira de encorajar o gato a beber água é com uma pequena fonte. Muitos gatos são mais propensos a beber água corrente. Tente também fornecer água em uma tigela longa e rasa, pois alguns gatos são mais propensos a beberem desses recipientes.

Dieta leve

Após o primeiro dia de jejum, introduza novamente alimentos sólidos na dieta de seu gato, fornecendo-lhe alimentos leves. Frango cozido e arroz são um bom começo. É importante incluir carne na alimentação, mesmo quando há o fornecimento de alimentos leves, pois gatos são carnívoros. Iogurte e caldo de galinha também podem ser adicionados em pequena quantidade na dieta. Alimente seu gato com várias refeições em pequenas porções ao longo do dia. Não o deixe abusar ou a diarreia poderá retornar.

Dieta regular

No terceiro dia, comece a adicionar porções dos alimentos que seu gato normalmente ingere em sua refeições. Ofereça metade de seu alimento regular e metade da dieta leve. Mais uma vez, certifique-se de que ele não exagere na alimentação. Ao final do terceiro dia de tratamento, o animal deverá ser capaz de retornar à dieta normal em uma programação regular. Se os sintomas de diarreia não melhorarem a esta altura, leve-o a um veterinário.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article