Tratamento caseiro para gastrite

Escrito por audra e. clark | Traduzido por fatima mesquita
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Tratamento caseiro para gastrite
A gastrite pode também ser causada por estresse (BananaStock/BananaStock/Getty Images)

A gastrite é uma inflamação da camada que cobre internamente o estômago e pode ser, em geral, tratada com remédios naturais. Tudo depende, na verdade, da sua causa, mas a maior parte das vezes o tratamento é feito reduzindo-se a acidez no órgão. De todo modo, sempre consulte um médico antes de iniciar qualquer tratamento de gastrite.

Outras pessoas estão lendo

Causas e sintomas

De acordo com o site WebMD, a gastrite é mais comumente causada por consumo excessivo de álcool, problemas crônicos de vômito, estresse ou uso contínuo de certos anti-inflamatórios. Os casos graves podem ainda ser causados por uma infecção viral ou bacteriana (como a helicobacter pylori), ou ainda por anemia ou refluxo. Os sintomas incluem dor abdominal, náusea, vômito e perda de apetite.

Tratamento caseiro para gastrite
O estômago com gastrite

Remédios líquidos

Alguns líquidos relativamente comuns podem ajudar a tratar a gastrite. Esse é o caso, por exemplo, da água de coco que, segundo o website Home Remedies, funciona melhor se o paciente tomar apenas isso pelas primeiras 24 horas após surgirem os primeiros sintomas. Recomenda-se ainda beber meia xícara de suco de batata meia hora antes de cada refeição.

Além disso, você também pode preparar 200 ml de suco de espinafre com 300 ml de suco de cenoura e tomar a mistura uma vez por dia. De acordo com o Natural-HomeRemedies.com, assa-fétida e água de cominho misturada a água de tamarindo ou leite talhado e colhado também podem curar a gastrite.

Algumas bebidas quentes também podem ser úteis. Despeje, por exemplo, uma xícara de água fervente sobre duas colheres de chá de folhas de pêssego e deixe descansar por 10 minutos. Segundo o GrannyMed.com, esta bebida deve ser tomada três vezes por dia para ajudar no tratamento. Outra opção é colocar três ou quatro figos em água morna por 10 minutos, peneirar e beber a água.

Tratamento caseiro para gastrite
Água morna e figos podem ajudar no tratamento de gastrites

Ervas

Infusões com ervas medicinais podem ser excelentes tratamento caseiros contra a gastrite, a começar pela ingestão três vezes por dia de um chá feito de alcaçuz. Despeje meia colher de chá da planta sobre água fervente e aguarde 10 minutos antes de peneirar e tomar. Acrescente uma colher de chá de ajowan e uma pitada de sal a um copo com água morna para ter, então, outra opção de tratamento.

Você também pode mascar ervas que ajudam no combate à gastrite. Isso vale para o gengibre, em especial antes das refeições. Aliás, o gengibre pode também aliviar os sintomas como a náusea, a indigestão e o gás porque, segundo o website Homemade Medicine, esta planta ajuda a restaurar o estômago e o tecido intestinal, além de ser um bactericida e anti-inflamatório natural. Outra opção que também pode trazer alívio é mastigar erva-doce (funcho) após as refeições.

Tratamento caseiro para gastrite
O gengibre faz bem para o estômago e o intestino

Mudanças na alimentação

Algumas mudanças simples na alimentação podem ajudá-lo a superar e a prevenir gastrites. Tome bastante suco de fruta todo dia e pelo menos oito copos de água. De acordo com o Home Remedies, um copo de papa de arroz duas vezes por dia também pode ajudar. E eles também recomendam a ingestão de um bom volume de frutas suculentas, além de evitar o consumo de qualquer alimento duas horas antes de dormir.

Tratamento caseiro para gastrite
Papa de arroz

O que evitar

Não coma nada apimentado e evite carne. Também não consuma chás fortes nem café quando estiver com problema de gastrite. De acordo com o Home Remedies, você deve também ficar longe do tabaco e da nicotina, além de doces, alimentos ácidos, picles, pimentões (em especial o vermelho), condimentos e especiarias.

Segundo o gastroenterologista Jackson Siegelbaum, também é importante parar de tomar antiinflamatórios se a sua gastrite estiver ligada ao uso contínuo de medicamentos. E deve-se cortar o consumo de álcool, se esta for a fonte da sua gastrite.

Tratamentos que não passam pela alimentação

Existem certos tratamentos caseiros e naturais para a gastrite que não estão ligados à sua alimentação. Aplique, por exemplo, uma compressa ou bolsa de água quente duas vezes por dia sobre o estômago vazio ou pelo menos duas horas após uma refeição. Além disso, o Home Remedies aconselha que você faça uma massagem diária na área com a ajuda de uma toalha seca ou uma esponja macia.

Tratamento caseiro para gastrite
Pode ser útil usar uma bolsa de água quente sobre o estômago vazio

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível