×
Loading ...

Tratamento caseiro para gripe felina

Atualizado em 21 novembro, 2016

A gripe felina, também conhecida como infecção do trato respiratório superior, é geralmente causada pelos vírus da herpes ou calicivirose felinos. A doença afeta o revestimento do focinho, faringe, seios paranasais e garganta do animal, assim como a membrana dos olhos. Os sintomas incluem espirros, produção de baba, perda de apetite e corrimento nasal e ocular. Há inúmeras medidas que podem ser adotadas em casa para tratar seu gato caso ele contraia a gripe felina.

A gripe felina pode causar letargia e sonolência (Cat image by Kondretnko Max from Fotolia.com)

Tratamento dos olhos

O corrimento ocular é um sintoma comum da gripe felina. Limpe os olhos do seu gato frequentemente com bolas de algodão embebidas em água morna com sal. Nunca use água muito quente, ou poderá queimar o animal. Descarte os discos usados, para prevenir a proliferação da infecção. Se o corrimento for excessivo e os olhos parecerem doloridos, a condição pode ter causado uma úlcera corneal, que deve ser tratada por um veterinário.

Loading...

Alimentação

Seu gato pode perder o apetite devido à condição ou ao entupimento do nariz. Esse último evita que o animal sinta odor dos alimentos. Combata esse problema oferecendo ao seu gato seus petiscos favoritos. Ofereça alimentos com cheiros fortes, como sardinhas. Sorvete de baunilha também é uma boa opção, já que os felinos costumam gostar e a baixa temperatura alivia uma possível dor de garganta.

Área de recuperação

Organize uma área de recuperação para o gato, em um local quieto, pouco movimentado e afastado de outros animais (um banheiro é uma boa opção). Mantenha a área aquecida e torne-a confortável acrescentando uma cama, uma caixa de areia, alimento e água ao alcance, alguns brinquedos e um umidificador, se tiver um.

Fluidos

Certifique-se de que o gato beba água frequentemente, para manter-se hidratado. Disponibilize bastante água fresca e limpa. Isotônicos funcionam bem como um substituto, fornecendo eletrolitos extras ao animal e combatendo a desidratação. Se seu felino estiver relutante, experimente oferecê-lo caldo de galinha de tempos em tempos, que fornece nutrição e fluidos.

Tratamento nasal

Limpe o focinho do seu gato frequentemente com um pano macio, lenço de papel ou disco de algodão. Isso remove quaisquer corrimentos e mantém o animal mais confortável. Tente aplicar um pouco de óleo mineral ou vaselina ao focinho (apenas uma porção mínima, para não entupir ainda mais o nariz), a fim de prevenir o desconforto causado pela condição e a limpeza frequente. Certifique-se de descartar quaisquer lenços ou algodões usados e de lavar os tecidos frequentemente, para prevenir a proliferação da infecção.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...