×
Loading ...

Tratamento caseiro para hematoma em ouvidos de gatos

Atualizado em 17 abril, 2017

Não há um tratamento apropriado de fato para o hematoma ou coágulo sanguíneo na orelha do seu gato. Ele é um coágulo localizado que ficou preso entre a pele do animal e a cartilagem da orelha. A condição é dolorida e deve ser distinguida de um tumor ou abcesso, que compartilham dos mesmos sintomas. O ponto é: você deve levar seu gato ao veterinário para um diagnóstico definitivo e receber um tratamento adequado. Do contrário, seu animal continuará a sofrer e poderá desenvolver uma desfiguração permanente, chamada de ouvido couve-flor.

Os hematomas são doloridos (Martin Poole/Digital Vision/Getty Images)

Sintomas

De acordo com o site Pets MD, o hematoma ocupará uma parte ou toda a orelha do seu gato, parecendo inchado, semelhante a um travesseiro. Ele estará cheio de líquido, quente e macio ao toque. A orelha ficará vermelha. Se seu animal não estiver bem (e ele não estará), ele poderá chorar, miar e demonstrar um comportamento agressivo ou de um outro tipo. Ele ainda poderá inclinar a cabeça pra um lado, balançar ou esfregar.

Loading...

Causas

Segundo o site Vet Info, os hematomas são, normalmente, o resultado de problemas crônicos subjacentes. Condições como infecções crônicas de ouvido, alergias ou ácaros auriculares podem causar uma coceira na orelha. Essa coçada pode ficar excessiva, transformando-se em um trauma. Esses como coceiras violentas, chacoalhões e ferimentos na orelha são a causa direta dos hematomas.

Tratamento

Uma drenagem do sangue na orelha com uma seringa ou um cirurgia são dois procedimentos que talvez o veterinário precise realizar. Tudo depende da idade do animal, da saúde e da severidade da condição. O site Cat World afirma que essa aspiração é apropriada para hematomas menores, mas que não é uma forma de prevenção da lesão. Se você lidar com um maior, talvez a cirurgia seja a melhor opção. O veterinário drenará os coágulos sanguíneos e fechará o ferimento, com suturas ou curativos, prevenindo futuros machucados.

Prevenção

Para descartar quaisquer problemas que possam resultar em coceiras ou chacoalhões na cabeça, leve seu animal ao veterinário logo após suspeitar de uma infecção de ouvido ou alergia. Proteja seu gato de traumas na cabeça, quando for o caso. Isso prevenirá os hematomas.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...