Tratamento caseiro para ombro travado

Escrito por james rutter | Traduzido por daniela afonso
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Tratamento caseiro para ombro travado
Trate ombro travado em casa (Creatas Images/Creatas/Getty Images)

Ombro travado (capsulite adesiva) é um distúrbio doloroso que resulta da inflamação e rigidez da articulação do ombro quando faixas de tecido cicatricial se formam no tecido conjuntivo. Em muitos pacientes, essa condição restringe o movimento e causa dor crônica. Muitas vezes a recuperação leva meses. Em casos graves, é necessária a cirurgia. No entanto, quem sofre com ombro congelado pode ajudar a aliviar a dor e melhorar a sua condição em casa.

Outras pessoas estão lendo

Administrando a dor

Médicos e fisioterapeutas recomendam vários medicamentos anti-inflamatórios e analgésicos para reduzir o inchaço e aliviar a dor causada por uma distensão muscular. O ibuprofeno age como um anti-inflamatório e a aspirina e o paracetamol ajudarão a diminuir a dor. Em alguns casos, o médico pode prescrever medicamentos anti-inflamatórios não esteroides.

Além disso, o gelo na área afetada reduz a inflamação e entorpece a área, minimizando a dor ainda mais.

Você também pode obter uma ferramenta de massagem para ajudar a relaxar os músculos, o que vai impedi-los de liberar produtos químicos que causem mais inflamação na articulação. Esfregue suavemente os músculos do ombro, fazendo uma leve pressão, para aliviar a dor e estimular o fluxo sanguíneo. Pare caso senta dor.

Seu médico também pode recomendar o uso de TENS (estimulação elétrica nervosa transcutânea), um dispositivo que, através da estimulação elétrica no ombro, ativará os receptores opioides nos nervos, reduzindo a dor nessa área.

Reduzindo a inflamação

Pessoas que sofrem de ombro travado devem começar o tratamento o mais rápido possível para reduzir o inchaço e a rigidez da articulação do ombro.

Esse tratamento consiste em repouso, gelo, compressão e elevação. Seguir os passos nessa ordem requer o repouso da área afetada, alternando periodicamente entre a aplicação de gelo e calor, digamos, 20 minutos de gelo, seguido por 20 minutos de uma compressa ou bolsa de água quente. O gelo vai reduzir o inchaço, enquanto o calor vai aumentar o fluxo sanguíneo na área afetada e ajudar a remover as toxinas.

Ao invés do gelo, você também pode usar um saco de ervilhas congeladas, o que é conveniente, uma vez que a flexibilidade do saco permite que ele se acomode na área do ombro, e você pode reutilizá-lo várias vezes, basta colocá-lo de volta no freezer para recongelá-lo.

A compressão ajudará a diminuir o inchaço ainda mais e a acelerar o processo de cura. Se você tiver que se movimentar, comprima o músculo lesionado com uma bandagem. Quando em repouso, mantenha a área lesada elevada, de modo que o inchaço seja drenado do músculo.

Os médicos não recomendam a aplicação de gelo ou calor diretamente na pele. Use uma toalha para separar a pele do gelo e da compressa quente.

Além disso, evite fumar. O fumo diminui o fluxo de sangue, o que pode dificultar a capacidade do seu corpo de curar seus próprios tecidos.

Alongando e fortalecendo os músculos

O tratamento para ombro travado muitas vezes requer fisioterapia você poderá realizar uma série de exercícios de alongamento em casa, para restaurar a mobilidade da articulação afetada.

Realizar alguns alongamentos simples (veja em "Referências") ajudará a trabalhar o ombro com movimentos amplos. Mantê-lo flexível e tentar mover a articulação pode ajudar a acelerar a recuperação e prevenir futuras ocorrências do ombro congelado. Além disso, manter o seu ombro e o braço em movimento aumentará a circulação, diminuindo ainda mais o inchaço.

Conforme a dor desaparecer e os movimentos do ombro forem completamente restaurados, você pode começar a usar a resistência (por exemplo, pesos, cabos ou faixas) para fortalecer os músculos.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível