×
Loading ...

Tratamento para caspa felina

Atualizado em 21 novembro, 2016

A caspa felina é uma condição que afeta a pele dos gatos. A caspa aparece como algo branco e de textura escamosa na pele. Muitas vezes, a substância escamosa sai quando o gato se chacoalha ou se coça. A caspa é a pele morta e danificada que cai em escamas. Essa condição é quase idêntica à dos seres humanos. Ela pode ser causada por sarna, pulgas, alergias, más condições de vida ou se o gato estiver com a pele seca. Quando você sabe qual é o causador, é fácil tratar a caspa felina.

A caspa felina é uma condição que poder ser causada por diversos fatores (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Pulgas ou sarna

Se o seu gato tiver caspa por causa de pulgas ou sarna, ele também apresentará sinais dessas condições. É possível ver as pulgas na pele, e ele se coçará mais com as pulgas do que com a caspa regular. A sarna é fácil de detectar, pois inclui áreas vermelhas, pele escamosa, queda de pelos e desgastes maciços de pelagem e pele. Se a caspa do seu gato for acompanhada por essas condições, primeiro você deve usar medicação para tratar das pulgas ou da sarna. Depois que essas condições forem solucionadas, limpe a pelagem e a pele do gato com um banho suave e completo. Penteie-o enquanto a pelagem seca. Continue a aplicar umectantes na pelagem e na pele do gato e escove-o diariamente até que todos os sinais da caspa desapareceram.

Loading...

Alergia

Se a caspa do seu gato for causada por alergias, você notará uma diferença na caspa dele, de uma estação para outra. Na primavera e no outono, ela pode piorar. A caspa será acompanhada de coceira e outros sinais, como espirros ou coriza nos olhos, assim como nos seres humanos. Seu veterinário deve prescrever um anti-histamínico adequado para o gato. Dê o medicamento como prescrito, e verá uma mudança acentuada na caspa.

Psoríase

Alguns gatos têm psoríase, que é uma condição de pele encontrada em muitos mamíferos, inclusive nos seres humanos. A psoríase faz com que a pele morta descame do corpo do gato e fique presa no pelo dele. O veterinário pode prescrever medicamentos para a psoríase, mas a melhor maneira de ajudar o gato é fornecendo uma dieta adequada e uma situação de vida saudável. Assim como outras alergias, muitas vezes a psoríase exige uma mudança de hábitos alimentares, que é recomendada pelo veterinário, então pergunte a ele sobre quais alimentos saudáveis ​​são bons para o gato.

Condições de vida

A caspa também pode ser causada por más condições de vida. Por vezes os gatos de rua e selvagens acabam com doenças de pele, pois não se alimentam com uma dieta adequada, não bebem água limpa ou não moram em um local limpo para cuidar de si mesmos. Levar o gato para um meio ambiente saudável, dando-lhe alimento e água potável, e escovando-o diariamente, geralmente soluciona qualquer problema de caspa, desde que não haja nenhuma condição subjacente que precise ser tratada.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...