Tratamento para cisto renal

Escrito por barb nefer | Traduzido por fabiana silva
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Tratamento para cisto renal
Crescimento de cistos nos rins (Photo: Centers for Disease Control)

De acordo com o National Kidney and Urologic Diseases Information Clearinghouse (um serviço público de saúde estadunidense que fornece informações de doenças renais e urológicas a pacientes, familiares, profissionais da área de saúde e ao público), os cistos renais são pequenas bolsas cheias de ar ou líquido que, por várias razões, crescem nos rins. Eles podem fazer parte do envelhecimento normal de um indivíduo ou resultar de uma doença ou desenvolvimento fetal anormal. O tratamento varia de acordo com as causas, com os sintomas causados e se os cistos estão afetando outros órgãos. Muitas vezes, não há necessidade de tratamento, mas quando é necessário, existem várias opções que vão desde medicamentos à intervenção cirúrgica.

Outras pessoas estão lendo

Prevalência

De acordo com o National Kidney and Urologic Diseases Informaton Clearinghouse, os cistos renais simples são muito comuns, especialmente em idosos. Essa agência relata que até 30% das pessoas com mais de 70 de idade desenvolvem pelo menos um cisto renal. Essa alterações é mais rara quando surge devido a outras causas, como doenças ou desenvolvimento anormal do feto. A agência diz que aproximadamente 600.000 americanos apresentam a doença policística, e o Children's Hospital Boston diz que a displasia renal policística ocorre uma vez a cada 4.300 nascimentos.

Cistos renais simples

A maioria dos cistos renais não é causada por alguma doença. Ao contrário, eles se desenvolvem em pessoas saudáveis. A Mayo Clinic relata que eles são mais comumente encontrados em pessoas com mais de 50 anos de idade. Esses cistos tendem a ser inofensivos e não precisam de tratamento, a menos que cresçam o suficiente para causar problemas aos órgãos vizinhos. O tratamento convencional é a drenagem para cistos pequenos ou a remoção cirúrgica para os maiores.

Doença policística

A doença policística é uma condição em que vários cistos se desenvolvem nos rins. Ela pode ser dolorosa e, em geral, é tratada com analgésicos que não precisam de prescrição médica. Medicamentos, como o ibuprofeno, são normalmente fortes o suficiente para aliviar o desconforto causado por essa alteração. De acordo com a Mayo Clinic, se esse tipo de medicação não for eficaz, os cistos podem ser drenados cirurgicamente. A cirurgia também é realizada quando há obstrução de qualquer órgão ou vasos sanguíneos adjacentes. A drenagem consiste em retirar o líquido aquoso de dentro das bolsas císticas.

Displasia renal policística

Essa doença envolve cistos renais que se desenvolvem antes do nascimento de um bebê. Os rins crescem de maneira anormal no feto, resultando em uma massa cística em vez de um órgão normal que funciona. Felizmente, no geral, eles se desenvolvem em um só lado, de forma que o outro rim da criança fique preservado. De acordo com o Children's Hospital Boston, o tratamento consiste em remover cirurgicamente os cistos. Isso pode ser feito por incisão ou por meio de um procedimento laparoscópico.

Diagnóstico

Os cistos renais devem ser diagnosticados antes que possam ser tratados com medidas adequadas. O National Kidney and Urologic Diseases Information Clearinghouse diz que o diagnóstico é mais comumente feito por meio de tomografia computadorizada ou ultrassonografia.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível