Mais
×

Tratamento contra ferrugem para a figueira-comum

Atualizado em 21 novembro, 2016

A figueira-comum, cientificamente conhecida como Ficus carica, ostenta grandes folhas verdes com pequenas flores agrupadas no interior do fruto (sicônio), e possui flores masculinas e femininas anexadas no tecido do tronco de acordo com a Texas A&M Agriculture Extension. As figueiras são vulneráveis ​​à diversas doenças, incluindo ao fungo causador da ferrugem.

Aprenda a controlar a ferrugem na sua figueira-comum (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Sintomas

O fungo ataca as folhas com pontos amarelos que se espalham em uma cor acastanhada e eventualmente, dominam a superfície da folha. É mais comum durante as temporadas de chuva.

Danos

De acordo com o The Florida Time Union, se o fungo não for controlado, ele continuará a atacar as folhas, até que elas caiam, deixando a árvore com uma aparência nua e desgastada.

Controle

Para controlar o fungo, aplique de uma a duas vezes um spray neutro a base de cobre durante a primavera ou começo do verão. Faça uma nova aplicação três ou quatro semanas após a primeira. Retire todas as folhas contaminadas do chão para evitar que o fungo espalhe para as folhas saudáveis.

Prevenção

Não há método preventivo contra o fungo causador da ferrugem. Ele ataca tipicamente no final da temporada, mas não mata a arvore e não provoca perda dos frutos.

Atenção

Se a arvore não for tratada e o fungo controlado, ocasionalmente, as folhas caem no começo da estação, e a nova floração pode ficar vulnerável a danos provocados pelo frio.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article