Tratamento contra ferrugem em tubos de aço

Escrito por jerry garner | Traduzido por rodrigo gammaro alves nunes
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Tratamento contra ferrugem em tubos de aço
A ferrugem é o fenômeno da oxidação dos metais (Spike Mafford/Photodisc/Getty Images)

A ferrugem também é conhecida óxido de ferro e é uma substância formada por ferro e oxigênio reagindo entre si na presença de umidade. Embora a sua definição rigorosa se refira apenas à corrosão de ferro, o termo "ferrugem" também é usado frequentemente para se referir a corrosão do aço e outras ligas de ferro. É um grande problema se qualquer objeto de metal começa a oxidar, porque eventualmente o metal corroerá e o objeto se desmanchará. Portanto, é importante o tratamento de oxidação, o mais rapidamente possível.

Outras pessoas estão lendo

Prevenção

Como a ferrugem é o resultado da corrosão do ferro na presença de umidade, a primeira medida mais lógica a se tomar na prevenção é manter a área em torno do objeto livre de umidade. No caso da ferrugem, o velho ditado de "é melhor prevenir do que remediar" é verdade, porque prevenir a oxidação de início é fenomenalmente mais fácil do que tentar remediá-la depois de iniciada.

Caso você more em região litorânea, você deve lavar e secar tubos de metal com regularidade. Isso porque o sal atua como um eletrólito ao se misturar com a água e acelera o processo de oxidação. Você também deve garantir que nenhum aço fique exposto ao clima, porque isso é um convite ao desencadeamento do processo de oxidação.

Remoção mecânica

O método mais fácil e mais comum para remover a oxidação do ferro é por meios mecânicos. Isto inclui o uso de trituradores, escovas de arame, lixas, jateamento de areia e outros materiais ásperos para raspar fisicamente ferrugem da superfície do objecto de metal.

O jateamento é a melhor maneira de remover a ferrugem pesada, aplicando na superfície enferrujada grandes quantidades de areia em alta velocidade. No entanto, este processo acaba expondo o metal sob a oxidação, de modo que ele precise ser preparado depois da remoção da ferrugem para evitar que ela volte. Os métodos mecânicos tendem a ser muito agressivos, cuidados devem ser tomados com eles para que o metal subjacente não seja irremediavelmente destruído.

Ácidos

Existem muitos produtos no mercado que podem ser utilizadas para o controle de ferrugem que contêm ácidos que a dissolvem. O ácido mais comum utilizado em tais produtos é o ácido fosfórico. Ácidos combatem a ferrugem por dissolução do óxido que se formou na parte superior do metal de base e também a formação de uma fina camada de óxido no topo do metal abaixo da ferrugem.

No entanto, por essa camada de óxido ser fina, ela não oferece proteção prolongada contra a ferrugem. Assim, você precisará aplicar ou primer ou tinta sobre o metal depois de toda a ferrugem ser dissolvida para garantir que ela não volte. Também é importante ter certeza de que todo o ácido seja retirado com lavagem após a ferrugem, ou então ele pode começar a comer no metal, deixando-o em situação pior que a anterior.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível