Tratamento contra pulga em gatos com coceira

Escrito por susan paretts Google | Traduzido por victor dajas
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Tratamento contra pulga em gatos com coceira
Pulgas podem morder o seu gato, causando coceira e perda de pelo (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Quando o seu gato entra em contato com pulgas, elas podem rapidamente se alastrar e formar uma grande colônia. Esses parasitas mordem a pele do seu gato, causando coceiras que levam a infecções na pele e queda de pelo quando seu gato coça ou lambe a área infectada. Para tratar o problema de maneira eficiente, você deve eliminar completamente as pulgas da sua casa e do seu animal.

Outras pessoas estão lendo

Banho

Dê um banho no seu gato para eliminar as pulgas que se alojaram e suavizar a coceira. O uso de um xampu que contenha aveia é recomendado para aliviar um pouco o incômodo. O banho pode ser realizado em uma banheira ou até mesmo na pia de sua cozinha, e o uso de água morna é indicado. Deixe o xampu repousar durante um tempo na pele e pelo do seu animal para eliminar completamente as pulgas, e depois disso, lave-o completamente com água. Para casos de infecções mais severas, use um xampu específico anti-pulgas, mas fique alerta a irritações causadas pelos inseticidas contidos nesses produtos. O banho com xampu regular é normalmente suficiente para eliminar completamente as pulgas e mais seguro, uma vez que não contém nenhum ingrediente tóxico. Lembre-se sempre de enxaguar o animal duas ou três vezes para ter certeza de não deixar nenhum resquício de xampu.

Pentear

Com um pente anti-pulgas, penteie seu gato para remover todas as pulgas e ovos da pelagem do animal. A cada penteada, é importante imergir o pente em uma bacia com água quente e detergente para certificar-se de matar completamente as pulgas. Molhar o pente com azeite de oliva antes de usá-lo torna o processo mais eficiente, pois as pulgas tendem a grudar mais facilmente. Sempre que achar qualquer pelo enrolado, use um pente específico para eliminá-lo, pois essas áreas são verdadeiros paraísos para proliferação das pulgas. Em casos mais severos, pode ser necessário raspar a área com um barbeador elétrico. Nunca use tesouras para cortar o pelo de seu gato para evitar feridas em sua pele. Além disso, pode-se usar um condicionador para gatos a fim de tentar aliviar um pouco a coceira.

Medicamentos via oral

Para matar pulgas adultas no seu gato em até 30 minutos, o uso de tabletes, como o Capstar, é recomendado. Esse medicamento contém nitenpyram como princípio ativo, e pode ficar até 24 horas no organismo do animal. Coloque o tablete na boca de seu gato ou misture na comida para fazê-lo ingerir o medicamento. Mas antes, lembre-se de consultar um veterinário, uma vez que esse remédio necessita de receita para ser comprado. Como o Capstar elimina apenas pulgas adultas -- deixando pra trás os filhotes, lavas e ovos --, você deve usá-lo em conjunto com outro medicamento de via oral, como o Program, que contém lufenuron, um produto químico que inibe o desenvolvimento das pestes. No caso de animais com problemas de coceira muito intensa, o seu veterinário pode ainda recomendar cremes esteroides para acalmar a pele inflamada.

Medicamentos de uso externo

Peça ao seu veterinário para prescrever medicamentos como Revolution, Frontline ou Advantage. Aplique esses líquidos à base de óleo na região do omoplata e esfregue contra a pelagem do seu gato. Eles funcionam sendo absorvidos para corrente sanguínea do animal ou se espalhando por toda pele devido à sua natureza oleosa. Normalmente, os efeitos são visíveis dentro de 12 horas a partir da aplicação, e muitos donos preferem esses produtos devido à sua fácil aplicação e eficiência. Aplique esses medicamentos mensalmente para eliminar todas as pulgas e outros parasitas e evitar uma nova infestação. Diferente das outras opções, esses cremes matam ambos carrapatos e pulgas.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível