Mais
×

Tratamento de cotovelo hiperestendido

Atualizado em 21 novembro, 2016

Uma lesão causada por hiperextensão do cotovelo geralmente acontece de forma rápida e sem sinais. Ela costuma ocorrer em pessoas que participam de esportes com muito contato físico, como futebol. A dor causada pela lesão interfere não apenas nas práticas esportivas, mas também nas atividades diárias. Os médicos têm desenvolvido uma série de tratamentos para cotovelos hiperestendidos que ajudam na recuperação.

Cotovelo (BananaStock/BananaStock/Getty Images)

Fatos

Uma hiperextensão no cotovelo é uma lesão traumática. Ocorre quando o braço é esticado involuntariamente com muita força. Isso acontece quando o cotovelo é estendido além do alcance normal de movimento, o que pode causar uma contusão no úmero ou no olécrano, assim como danos no tecido mole em redor. Esses machucados levam à dor no momento em que ocorrem e quando você tenta mover o cotovelo até o limite. Médicos que trabalham com medicina esportiva geralmente veem cotovelos hiperestendidos em atletas, e por isso têm desenvolvido tratamento para esse problema.

Mulher fazendo flexões (Medioimages/Photodisc/Photodisc/Getty Images)

Alívio da dor

O primeiro modo de tratar um cotovelo hiperestendido, não importa o quão grave esteja, é parar a dor. Medicações como paracetamol ou ibuprofeno são, de modo geral, suficientes para resolver o problema. Você pode utilizá-las assim que o machucado ocorrer e também durante a recuperação, caso necessário. Se seu cotovelo estiver inchado, aplicar gelo nas articulações pode tanto aliviar o inchaço quanto anestesiar a dor.

Homem aplicando gelo no cotovelo (Tom Le Goff/Photodisc/Getty Images)

Imobilização do cotovelo

Se você possui uma hiperextensão mais severa, a dor será mais forte quando mexer o braço e dobrar o cotovelo, especialmente quando esticar a junta. Nesse caso, o médico pode sugerir que imobilize o braço usando uma tipoia, até que a dor tenha diminuído. Depois de usar a tipoia, o tratamento de imobilização pode continuar usando uma fita médica que vai impedir que o cotovelo estique causando dor.

Mulher com o braço em uma tipoia (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Terapia

Assim que a dor mais intensa tiver passado, é possível ir para o estágio seguinte do tratamento. Seu médico poderá indicá-lo uma terapia simples para ampliar a capacidade de movimentação de seu cotovelo, sem que você sinta dor. Pode-se começar com exercícios suaves de ampliação dos movimentos do braço. Depois de completar satisfatoriamente esses exercícios, poderá iniciar um treinamento de resistência utilizando pesos, para fortalecer os músculos em torno do cotovelo.

Mulher alongando o braço (Thinkstock/Comstock/Getty Images)

Cronograma para a cura

O tratamento mais simples para um cotovelo hiperestendido é deixar as articulações melhorarem com o tempo. Se você tiver uma lesão leve, não será necessário tipoia nem terapia. O problema deve melhorar em alguns dias e depois desse tempo poderá retomar às suas atividades sem sentir nada. Lesões mais severas melhorarão de três semanas a um mês.

Mulher levantando peso (Ryan McVay/Photodisc/Getty Images)
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article