×
Loading ...

Tratamento de doenças e fungos em macieiras

Atualizado em 17 abril, 2017

A maioria das doenças em macieiras está associada a fungos. Essas doenças podem ser controladas através de fungicidas e outras medidas de precaução. O cuidado adequado e a atenção com a aparência da macieira podem ajudar a garantir a saúde da árvore e uma colheita abundante. Para usar um fungicida da maneira correta, procure a ajuda de um especialista em uma loja de jardinagem. Ele poderá dizer como usar os melhores produtos para a sua região.

Maçãs em uma árvore sudável (apple image by Yuriy Poznukhov from Fotolia.com)

Sarna da macieira

A sarna da macieira é causada por um fungo que aparece no fim do outono ou no começo da primavera. Ele aparece como bolhas pretas ou marrons nas folhas e, se não for tratado, as maçãs também apresentarão saliências pretas ou marrons.

A sarna da macieira se espalha através do vento. Se não for tratada logo, essa doença pode se espalhar rapidamente. As folhas de uma árvore infectada cairão antes do tempo. As maçãs amadurecerão de maneira desigual. Por fim, as frutas racharão e apodrecerão.

Para tratar a sarna da macieira, pode as áreas afetadas e queime as partes que foram cortadas da árvore. Não guarde nenhuma das maçãs infectadas. A sarna da macieira não causa nenhum dano permanente à árvore.

Loading...

Oídio

O oídio é outra doença causada por fungos nas macieiras. O oídio se parece com um pó que cobre as folhas e a casca da árvore. Você pode encontrá-lo em períodos de umidade alta, mas ele também se desenvolve bem durante o tempo quente e seco. Se não for tratado, a doença pode causar um grande enfraquecimento da árvore. As partes novas da macieira são afetadas primeiro. Isso enfraquece a árvore, mas uma macieira saudável é capaz de sobreviver ao oídio sem muitos danos.

Use um fungicida potente ou um spray de enxofre no tratamento do oídio. Também, certifique-se de que existe uma boa circulação de ar entre os galhos da árvore.

Ferrugem da macieira

A ferrugem da macieira deixa a folhagem com aparência de queimada. Os galhos novos que forem infectados apodrecerão e cairão, e logo o mesmo acontecerá com as flores de maçã. Assim como no caso da sarna da macieira, corte os galhos afetadas e queime tudo que for removido da árvore.

Podridão-preta

A podridão-preta é um fungo que aparece nas maçãs quando elas estão prontas para serem colhidas. Ele ocorre onde as frutas sofrem algum tipo de trauma físico. Essa doença começa com o aparecimento de pequenos pontos marrons na maçã, que vão ficando maiores conforme a fruta cresce. As manchas vão escurecendo e ficam pretas. A podridão-preta pode atacar também o casco e os galhos, e pode sobreviver aos meses de inverno. Se você pegar a doença no começo, as frutas podem ser tratadas com um spray de enxofre. Pode toda a madeira infectada. Destrua as partes podadas e use um fungicida para evitar mais danos na árvore.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...