Tratamento do edema macular

Escrito por patrick cameron | Traduzido por eduardo horst maidana
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Tratamento do edema macular
O edema de mácula é uma condição ocular que pode levar à perda parcial ou total da visão. (green eye image by Christophe Fouquin from Fotolia.com)

O edema macular é uma de várias condições oculares associadas com a diabetes. A mácula é uma parte da retina. Nessa condição, há uma alteração nos vasos sanguíneos do olho, que causa edema de mácula e fuga de líquido que pode levar a perda de visão parcial ou total. Tratamentos para o edema macular vão de medicamentos à cirurgia a laser.

Outras pessoas estão lendo

Avaliação

A forma de tratamento do edema macular depende de uma série de fatores. Sua idade e saúde relativa são levadas em conta, bem como a extensão do dano que o edema causou em sua retina. Como você responde a alguns medicamentos em particular e o prognóstico do médico para o desenvolvimento de outros problemas oculares ajudam a determinar o tratamento. Como você somente percebe o edema macular quando perde parte da sua visão, não há muito o que fazer. Mas se você tem diabetes, garanta o controle de sua glicemia para evitar problemas na mácula e outras partes do olho.

Tratamento do edema macular
Se você for diabético, mantenha sua glicemia sobre controle para evitar problemas oculares (Diabetic Tools image by painless from Fotolia.com)

Medicamentos

O primeiro passo no tratamento do edema macular é utilizar medicamentos anti-inflamatórios, como a cortisona ou a indometacina. Médicos normalmente prescrevem esses dois remédios em forma de colírio, mas eles também podem ser administrados por injeção oral. Diuréticos podem diminuir o edema na mácula.

Tratamento do edema macular
Colírios anti-inflamatórios são o primeiro passo no tratamento medicamentoso do edema macular (Drops for eyes image by mashe from Fotolia.com)

Cirurgia de humor vítreo

Em alguns casos de edema macular, o humor vítreo (gel que preenche o olho) se expande, empurrando a mácula. Nesse caso, uma cirurgia pode remover um pouco desse gel, diminuindo a pressão. Uma solução salina substitui o humor vítreo.

Tratamento do edema macular
Em alguns casos, o tratamento cirúrgico é necessário para diminuir a pressão do humor vítreo dentro do olho. (surgery image by Andrey Rakhmatullin from Fotolia.com)

Cirurgia a laser

Como o edema macular é geralmente resultado da inflamação e do vazamento dos vasos sanguíneos, a cirurgia a laser não somente encolhe os vasos anormais mas também sela a área de vazamento.

Tratamento do edema macular
A cirurgia a laser encolhe os vasos sanguíneos anormais e sela as áreas de vazamento (bluelights monument image by Laur from Fotolia.com)

Prognóstico

Em alguns casos, o edema macular desaparece por si mesmo e os problemas de visão podem se curar. Se você iniciou o tratamento precocemente, há boas chances de que a perda de visão seja completamente reversível. Se você demorou a procurar ajuda, porém, o dano pode ser permanente. Nesse ponto, cabe a você controlar os fatores (nesse caso, glicemia alta) que levaram ao edema, para que isso não ocorra. Visitas regulares ao oftalmologista são necessárias.

Tratamento do edema macular
A identificação e tratamento precoce são importantíssimos para um bom prognóstico. Visite seu oftalmologista. (eye check image by DXfoto.com from Fotolia.com)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível