Tratamento da efusão de orelha média

Escrito por jessica cook | Traduzido por eduardo horst maidana
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Tratamento da efusão de orelha média
O acúmulo de líquido na orelha média pode causar sérios danos à audição (ear image by cico from Fotolia.com)

A efusão de orelha média é causada pela presença de líquido no interior da orelha média, sem uma real infecção. Enquanto crianças (ou adultos) com uma infecção de orelha convencional sentem dor e frequentemente outros sintomas nasais, pessoas que tem uma efusão de orelha média não se sentem nem agem como doentes. A efusão de orelha média é causada pelo bloqueio do tubo de Eustáquio, que carrega líquidos pela orelha. Quando esse tubo é bloqueado, o líquido se acumula na orelha média. Alergias e infecções respiratórias podem induzir a ocorrência dessa condição.

Outras pessoas estão lendo

Medidas básicas

A maioria das efusões de orelha média tem resolução espontânea. Para uma criança que é saudável, no geral, o tratamento pode incluir mudança ambiental e comportamental. Por exemplo, médicos podem recomendar que a criança evite exposição à fumaça de cigarro, ou que um lactente seja mantido em amamentação materna. Mudanças na rotina da criança podem também ser benéficas. Se a criança tem um histórico de alergias recorrentes, evitar certos alergênicos (como pólen ou poeira) pode também ajudar. Em alguns casos, sabe-se que até o ato de mascar chicletes pode ajudar no alívio de sintomas para algumas crianças.

Tratamento da efusão de orelha média
Evitar contato com pólen pode, muitas vezes, aliviar os sintomas (Children with Flowers image by Zozobythesea from Fotolia.com)

Intervenção médica

Se o líquido persiste dentro da orelha por mais de seis semanas, os médicos podem recomendar tratamentos mais agressivos. Ele podem realizar um teste de audição, examinar a orelha regularmente, ou tentar uma terapia com antibióticos. Infelizmente, se a efusão de orelha média tornar-se crônica ou continuar mesmo após a primeira administração de antibióticos, a eficácia desses medicamentos pode diminuir. Uma dose única de antibiótico ou tratamento antimicrobiano é possível, mas além disso, outras medidas devem ser consideradas. Em alguns casos, os médicos podem prescrever anti-histamínicos ou outros medicamentos para alergias. Esses medicamentos beneficiam as crianças apenas por descongestionar o nariz e aliviar outros sintomas alérgicos que coincidem com a infecção de orelha. A efusão de orelha média em si não pode ser tratada com esses medicamentos.

Tratamento da efusão de orelha média
O tratamento medicamentoso é indicado apenas para casos persistentes (medication image by David Ng from Fotolia.com)

Casos graves

Em alguns casos, se a efusão de orelha média persistir por um longo período de tempo (3 meses ou mais), os sintomas podem se tornar graves. O líquido na orelha pode causar dificuldade de audição, o que pode resultar num atraso no desenvolvimento da fala. Pode ser necessário realizar testes de audição regularmente, para crianças com efusão da orelha média crônica. Médicos podem até suspeitar que alguma anormalidade estrutural na orelha média possa ser o problema subjacente se a criança tem um efusão de orelha média persistente. Exames e teste são necessários para avaliar a validade dessa suspeita. A cirurgia é também uma opção, que pode incluir a colocação de tubos nas orelhas da criança para reforçar a área do orelha média. No passado, os médicos faziam a cirurgia se a efusão de orelha média persistisse por mais de três meses. Entretanto, nos últimos anos (desde 2004), os médicos entraram em consenso de que a cirurgia só deve ser realizada se a condição persistir e ocorrer perda significativa da audição. Se uma criança estiver vivendo com efusão de orelha média sem nenhum efeito secundário significativo, a cirurgia não é, do ponto de vista médico, necessária.

Tratamento da efusão de orelha média
O tratamento cirúrgico é reservado para casos graves, com perda auditiva (laparoscopic surgery image by Grzegorz Kwolek from Fotolia.com)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível