Educação e ciência

Tratamento de fumagina

Escrito por cynthia myers | Traduzido por joan diaz
Tratamento de fumagina

Uma planta com fumagina

Aquelas manchas escuras e poeirentas nas mudas, que parece com que alguém limpou o cinzeiro em cima, não é fuligem, mas um fungo chamado de fumagina. Várias espécies diferentes de fungo podem produzir a fumagina, que cresce em excreções grudentas chamadas de melada, produzidas por insetos sugadores de plantas. Embora o bolor em si não machuque a planta, ela não é nada atraente e, se deixada florescendo, pode bloquear a passagem da luz do sol que a planta precisa para realizar a fotossíntese.

Outras pessoas estão lendo

Removendo o bolor

A fumagina pode crescer nas folhas e nos caules das plantas. Você pode lavar o bolor com o jato de uma mangueira. Para os depósitos mais difíceis, tente usar água e sabão neutro. Também é possível raspar as folhas a mão ou usar um rodo feito para lavagem de carros. Enxágue o sabão com água limpa. A fumagina também pode se espalhar até estruturas cercanas como móveis e ornamentos de jardim, ou mesmo nas paredes do lado de fora da sua casa. É preciso lavar estes locais, com água quente, sabão e uma escova. Se precisar de uma solução mais forte, misture um litro de alvejante com 2/3 de taça de fosfato trissódico e 1/3 de taça de detergente com três litros de água e esfregue esta mistura nos pontos afetados. A combinação da fumagina e da melada pode ser grudenta e difícil de remover. Em casos mais complicados, talvez seja preciso deixar o bolor se esvaecer com o tempo, depois de tomar os passos necessários para evitar que ele floresça.

Controlando a fonte

Como a fumagina cresce nas secreções dos insetos, você vai precisar se livrar desses insetos para evitar o retorno do bolor. Moscas-brancas, afídios, cochonilhas e psilídeos secretam melada, que serve como o habitat perfeito para a fumagina. Para infestações leves, podar os galhos afetados pode bastar para se livrar tanto do bolor como dos insetos. Para mais problemas penetrantes, borrife as mudas com óleo de nim ou dormente, ou um inseticida leve. Ao tratar plantas com inseticida, borrife uma mão leve em um dia calmo. Se a solução gotejar das folhas, você provavelmente está usando em excesso. Produtos químicos em excesso podem escorrer até fontes cercanas de água. Use luvas de borracha e evite respirar as gotas borrifadas. Você pode controlar o número de insetos daninhos indo primeiro atrás das formigas. Estas se alimentam da melada que os insetos secretam, o que os protegem dos predadores. Elimine as formigas para que assim abram-se as portas para os predadores naturais tomarem conta do problema.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media