Saúde

Tratamento para gengiva irritada

Escrito por randi cardoza | Traduzido por amanda nunes
Tratamento para gengiva irritada

Gengivas irritadas ou inflamadas podem causar estragos na sua vida, da mesma forma que uma dor de dente

Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images

Gengivas irritadas ou inflamadas podem causar estragos na sua vida, da mesma forma que uma dor de dente. Na maioria das vezes elas são relacionadas a uma pobre higiene dental, mas também podem ser causadas por um trauma na boca e outras condições sistêmicas. De acordo com o Departamento de Saúde do Estado da Indiana (DSEI), nos EUA, as gengivas irritadas que são causadas por pobre higiene dental podem ser revertidas através da mudança de seus hábitos de cuidados dentais, enquanto que condições sistêmicas e traumas podem exigir um tratamento mais especializado.

Outras pessoas estão lendo

Higiene dental

A pobre higiene dental é provavelmente a fonte mais comum de um tecido gengival irritado ou inflamado. A boca não é feita para abrigar placas ou restos de comida, assim, quando elas não são limpas, a irritação da gengiva pode ocorrer. O DSEI diz, "remover a placa ao escovar os dentes e passar o fio dental diariamente irá permitir que as gengivas recuperem sua saúde". Até que a escovação e o uso do fio dental funcionem onde você sente desconforto, um analgésico que não necessita de receita pode ser usado. Contudo, você deve ver seu dentista imediatamente se está sofrendo de sangramento crônico.

Condições sistêmicas

Gravidez, diabetes e outras condições sistêmicas podem causar a irritação da gengiva porque podem mudar as tarefas normais que o corpo realiza. Contudo, a escovação apropriada e o uso do fio dental depois de cada refeição e lanche devem aliviar essa condição dentro de 7 a 10 dias. Se o problema persistir, você pode ter que se consultar com um nutricionista, que pode ajudá-lo a eliminar certos alimentos, tabaco ou álcool que podem ser os culpados por trás da condição. De acordo com o "dentalresource.org", carboidratos complexos (cereais integrais, todas as frutas e vegetais) são as únicas fontes de açúcar que devem ser incluídas na dieta humana, uma vez que outros açúcares podem causar desgaste dental e doença periodontal.

Trauma

O trauma oral que causa a irritação ou sangramento da gengiva e do dente provavelmente não pode ser curado através de mudanças no regime da sua higienização dentária. O DSEI diz "Uma compressa gelada pode ser aplicada no exterior da área da bochecha para ajudar a controlar o inchaço (20 minutos com, 20 minutos sem ela). Usando uma gaze quadrada de 5 cm por 5 cm, aplique pressão direta na gengiva machucada ou na bochecha para controlar o sangramento". É melhor procurar tratamento com o seu dentista ou um profissional de saúde oral no caso do trauma que resulta na perda de dentes ou sangramento que não para com pressão.

Tratamento adicional

O DSEI diz que gengivas irritadas, não importa a causa, devem ser tratadas ao enxaguar a boca com água quente e sal. Isso pode ser feito tão frequentemente quanto necessário e deve ser repetido de 7 a 10 dias. Procure um profissional dentário se essa lavagem salina, junto com a escovação regular e uso do fio dental, não ajudam a reduzir a irritação.

Não deixe de ver

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media