Tratamento homeopático contra sarna em porquinhos-da-índia

Escrito por michelle a. rivera Google | Traduzido por luiza g. brando
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Tratamento homeopático contra sarna em porquinhos-da-índia
Os porquinhos-da-índia podem ser contaminados pelos ácaros causadores da sarna (guinea-pig image by Danil Kashirskj from Fotolia.com)

De acordo com o livro "The Guinea Pig Handbook", o porquinho-da-índia, que é da mesma família que o preá, pode ser o portador de uma doença que é capaz de deixar os humanos muito doentes, pois de vez em quando eles são contaminados por um pequenino ácaro causador da sarna. A sarna sarcóptica, um dos vários tipos de sarna, é uma doença zoonótica, o que significa que animais e humanos podem contraí-la. Por isso é importante garantir que quaisquer sinais de sarna sejam tratados imediatamente.

Outras pessoas estão lendo

O que é a sarna?

A sarna é uma doença de pele caracterizada por coceira, perda de pelo, formação de feridas, pele avermelhada e erupções cutâneas.

Como os porquinhos-da-índia são frequentemente manuseados por crianças e passados de mão em mão, é importante que eles estejam saudáveis. Um humano infectado com sarna fica com calombos avermelhados na pele, similares a picadas de mosquitos. No bicho de estimação, a sarna sarcóptica causa coceira intensa.

Porquinhos-da-índia saudáveis podem pegar sarna caso o sistema imunológico deles esteja comprometido. À medida que envelhecem, ficam mais suscetíveis, pois seus corpos já não conseguem mais lutar contra a doença. De acordo com Julie Mancini, autora do livro "Guinea Pigs-Animal Planet Health Care Series", a adição de outros porquinhos-da-índia causa estresse, assim como superlotação de porquinhos, gaiolas sujas e outras condições médicas além da sarna.

Tratamento homeopático contra sarna em porquinhos-da-índia
Os porquinhos-da-índia podem passar os ácaros causadores da sarna para outros porquinhos e para os humanos (GUINEA PIGS C image by marcio branco from Fotolia.com)

Prevenção

Prevenir um surto de sarna é melhor do que ter que tratá-lo depois. É possível evitar que os porquinhos-da-índia tenham sarna garantindo que eles recebam comida de boa qualidade e tenham uma alimentação balanceada com todos os nutrientes dos quais um porquinho precisa para ficar saudável. Também é importante manter limpo o ambiente em que eles vivem. Não deixe que o habitat deles fique sujo de fezes e urina ou com restos de comida. Por fim, não deixe os porquinhos-da-índia estressados. Se o seu bichinho de estimação for constantemente manuseado por crianças ou exposto a animais maiores dos quais pode ter medo, ele ficará bastante estressado, o que pode comprometer o sistema imunológico.

Medicamentos tópicos

Os tratamentos tópicos incluem óleo de lavanda misturado de vez em quando com óleo de neem, a fim de fazer uma combinação que é utilizada em uma ampla gama de doenças de pele em animais de estimação, incluindo os porquinhos-da-índia. Os produtos disponíveis em lojas de comidas naturais, sites de produtos homeopáticos e lojas de animais que contenham lavanda são recomendados para acalmar a pele. Segundo a doutora Lorraine Kassarjian, outros produtos de aplicação tópica usados junto com suplementos orais ou mudanças na alimentação são benéficos, pois se livrar dos ácaros é importante, mas prevenir novas infestação é também fundamental. Procure por xampus, cremes, loções e óleos que contenham babosa, equinácea e calêndula.

Ervas e suplementos

Acrescentar suplementos e vitaminas à alimentação pode ajudar os porquinhos-da-índia a permanecerem com boa saúde. Dar pelo menos 2 mg de vitamina E por quilo todos os dias ajuda a manter a pele flexível e saudável. E 10 mg de vitamina C de duas a três vezes por dias faz bem ao sistema imunológico, enquanto algumas gotas de óleo de peixe na comida ou na água de uma a duas vezes por dia é uma ótima fonte de omega-3, um ácido graxo eficaz no controle da coceira. Sementes de linhaça e de abóbora também são boas para aliviar a coceira.

Alho e enxofre

O alho contém enxofre e naturalmente repele os ácaros. Você pode espremer um dente de alho em uma colher de chá junto com algumas gotas de óleo de linhaça ou de peixe e aplicar a solução diretamente na área afetada. Também foi descoberto que o alho possui propriedades antibióticas, portanto ele ajuda a manter longe qualquer doença secundária oportunista. Nos porquinhos-da-índia que demonstrarem fortes reações alérgicas ao alho, utilize em vez disso um chá feito de raiz de alcaçuz.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível