Tratamento para infecção urinária em gatos

Escrito por henrietta padgett | Traduzido por julio vizo
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Tratamento para infecção urinária em gatos
Gato (cat face image by Viktor Korpan from Fotolia.com)

Infecções do trato urinário (ITU) em gatos devem ser tratadas o mais cedo possível. Não é saudável para o animal viver com as infecções, e elas podem levá-lo a urinar fora de sua caixa de areia, o que pode manchar tapetes e deixar a casa com mau cheiro. Existem vários métodos para o tratamento de infecções do trato urinário. Eles têm diferentes níveis de sucesso, por isso, você deve levar em conta todas as opções antes de decidir o que é melhor para você e seu animal de estimação.

Outras pessoas estão lendo

Causas

A causa de uma infecção do trato urinário em gatos é a mesma que em seres humanos. Bactérias (ou, no caso específico dos felinos, fungos) que proliferam nas paredes da uretra ou da bexiga. Estudos recentes sugerem que muitas infecções do trato urinário podem ser causadas por estresse, por exemplo, se o gato se muda para uma casa ou abrigo novo, ou mesmo na ocorrência de temperaturas severas. Se a vida do seu animal sofreu recentemente grandes alterações (talvez você tenha acabado de adotar um cachorro ou tenha trazido para casa um novo bebê), o estresse pode causar uma infecção do trato urinário.

Sintomas

Se o seu gato tiver uma infecção urinária, ele vai lhe avisar de muitas maneiras. Se miar ao urinar ou parecer estar tendo dificuldades para fazê-lo, isso poderá ser um sintoma de infecção urinária. Outros sinais são sangue na urina (geralmente apenas uma pequena quantidade), urina com cheiro particularmente ruim, urinar em lugares além da caixa de areia e urinar com muita frequência. Se o seu animal de estimação apresentar esses sintomas, considere levá-lo ao veterinário.

Tratamento convencional

Se o veterinário diagnosticar seu gato com uma infecção do trato urinário (geralmente, testando uma amostra de urina), ele irá prescrever antibióticos. A dosagem e a duração do tratamento irão depender da gravidade da infecção. O veterinário provavelmente irá marcar uma consulta de acompanhamento para se certificar de que a infecção tenha desaparecido completamente. Se ele não o fizer, preste atenção no animal durante as próximas semanas para ver se os sintomas se repetem.

Tratamento holístico

Existem inúmeros tratamentos holísticos para curar um gato de uma infecção urinária. Por exemplo, você pode administrar cantárida se não houver sangue presente na urina. Isso não só irá ajudar a tratar a infecção, mas também proporcionará alívio do desconforto causado pela doença. Você pode fazer chás com uma combinação de ervas diferentes, como o solidago e malvarisco, e administrar pequenas quantidades para o animal durante as refeições.

Dieta

Como sempre, seu gato deverá ter água em abundância disponível durante o tratamento. Aumente a quantidade de comida úmida que você dá a ele, a menos que o alimento úmido prejudique o seu estômago. Magnésio e suplementos de vitamina C podem ajudar a evitar futuras infecções.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível