Mais
×

Tratamento de madeira externa

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

A madeira exposta ao tempo precisa de proteção contra os rigorosos raios de sol, mofo, bolor, umidade e insetos. O tipo de madeira e de exposição, e a sua região geográfica influenciam no tipo de tratamento de madeira externa necessário. Tratamentos bem aplicados podem prolongar a vida útil e acrescentar beleza e funcionalidade à sua madeira externa.

Os tratamentos de madeira externa ajudam a prolongar a vida útil de suas estruturas de madeira ao ar livre (old pine planks image by Irina Efremova from Fotolia.com)

Benefícios

Tanto o preço dos produtos de madeira quanto dos produtos para tratar e preservá-la continuam a subir. A aplicação adequada de produtos para proteger a sua madeira externa lhe poupará tempo e dinheiro quando comparado ao custo da substituição da madeira estragada. É importante seguir cuidadosamente as instruções do fabricante ao utilizar produtos de tratamento para evitar a necessidade de reaplicação cedo demais.

Efeitos

O tipo de tratamento que você aplica depende do tipo de proteção necessária. Estão à venda produtos que protegem a madeira da deterioração devido à umidade, danos causados por insetos e alterações de cor devido ao sol e à chuva. Determinar devidamente o tipo de proteção necessária vai ajudá-lo a encontrar os produtos disponíveis para oferecê-la. Diferentes regiões geográficas, como as litorâneas, também ajudam a determinar que produtos de proteção são necessários para o bom tratamento da madeira externa.

Tipos

Em geral, há dois tipos de conservantes de madeira: o oleoso, que inclui o creosoto, e o de sais de veiculação hídrica. Esses últimos são comumente usados para fazer produtos de madeira pré-tratada, como os usados para fazer decks. Os produtos repelentes desses sais ajudam a evitar que o excesso de umidade infiltre nos produtos de madeira externa e cause mofo e podridão. Pigmentações e revestimentos exteriores previnem que o sol e a chuva mudem a cor de sua madeira ao ar livre. Impedir o mofo não só evita que o produto mude de cor, mas também ajuda a evitar o apodrecimento. Os tratamentos de madeira especiais, como o creosoto, ajudam a vedar a umidade e preservar a madeira exposta à umidade excessiva, como as de paisagismo, muros de arrimo e degraus.

Detalhes do tratamento

A melhor época para tratar a madeira externa é durante um período seco, quando os produtos tiveram tempo suficiente para perder o excesso de água retido. É melhor tratá-la em um dia moderadamente quente, evitando o calor excessivo, pois isso pode fazer a madeira absorver os produtos conservantes de forma irregular. Quando for aplicar produtos destinados a evitar danos causados por insetos, a madeira deverá estar seca, sem previsão de chuva por várias horas após a aplicação.

Alternativas

A pintura é outra alternativa para tratar as superfícies de madeira externa para prevenir a deterioração. Tenha certeza de escolher uma tinta adequada para o uso ao ar livre. Certifique-se de que a superfície a ser pintada esteja limpa e seca. Aplique a tinta em uma área protegida para evitar que o sol faça a tinta secar desigualmente. De preferência, aplique-a em uma garagem aberta para proteger a pintura fresca de insetos, pólen e outras partículas no ar.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article