Tratamento para mau hálito de gotejamento pós nasal

Escrito por kathy mayse | Traduzido por fábio pinheiro
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Tratamento para mau hálito de gotejamento pós nasal
Gotejamento pós nasal é uma das causas principais do mau hálito (Image by Flickr.com, courtesy of Kevin Dooley)

Gotejamento pós nasal é uma condição que se refere à presença de muco espesso na parte de trás da garganta. De acordo com a Healthy Solutions, o muco ou catarro associado ao gotejamento é rico em amino ácidos. As bactérias causadoras de odor prosperam em tais condições e se alimentam dos aminoácidos. Por esta razão, pessoas com gotejamento pós nasal geralmente reclamam de mau hálito ou halitose.

Outras pessoas estão lendo

Escovação

Pacientes com gotaejamento pós nasal que também sofrem de excesso de placas bacterianas estão em um quadro de risco para a migração da bactéria. Este microrganismo na garganta pode se mover para as gengivas e dentes, intensificando o odor do mau hálito. Para prevenir a migração, é recomendado escovação e uso de fio dental. Usar uma escova e raspador de língua é também recomendado. Aplicar um limpador na base da língua ajuda a remover um pouco de muco associado com o gotejamento pós nasal.

Produção de saliva

A produção de saliva previne o acúmulo de gotejamento pós nasal na garganta. A saliva dilui o muco e ajuda a movê-lo goela abaixo em direção ao estômago. A presença de saliva ainda inibe o crescimento da bactéria. A maneira mais fácil de aumentar a produção de saliva é mastigar chiclete sem açúcar ou chupar balas sólidas e pastilhas. As glândulas salivares também podem ser "ordenhadas" por sucção. A sucção no interior das bochechas e sob a língua estimula as glândulas salivares e aumenta a produção de saliva.

Vitamina C

Deficiência de vitamina, especialmente do tipo C, pode contribuir para o mau hálito. Comer alimentos ricos em vitamina C e tomar suplementos podem ajudar a compensar esta deficiência, essa vitamina tem também provado ser capaz de aumentar a imunidade do sistema, o que poderia ajudar a aliviar as condições de gotejamento pós nasal.

Líquido de limpeza bucal

A lavagem regular com anti-séptico bucal mata as bactérias causadoras de odor. Líquidos de limpeza bucal contendo cloreto de cetilpiridínio e cloreto de zinco geralmente funcionam melhor. Lave a boca várias vezes ao dia e gargareje com enxaguante bucal. É muito importante gargarejar. Fazer gargarejo com anti-séptico bucal ou água salgada dissolve o catarro e ajuda a manter a garganta limpa.

Manutenção

De acordo com a associação de odontologia americana, a causa oculta do mau hálito precisa ser tratada antes que este problema não possa ser facilmente controlado. Em casos de gotejamento pós nasal, o muco precisa ser diluído da garganta. Os tratamentos para esse problema são adaptados à causa exata da condição. Por exemplo: gotejamento pós nasal causado por infecção de seio nasal é tratada com antibióticos. Mau hálito causado por doença periodontal é tratado com minuciosas limpezas periodontais profissionais.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível