on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Tratamento natural para a catarata canina

As cataratas não são incomuns nos cães. Alguns tipos de catarata estão presentes no nascimento e outros se desenvolvem na juventude; alguns tipos se desenvolvem na velhice e outros são genéticos. O trauma e algumas condições médicas também podem causar catarata.

O único tratamento médico convencional para catarata em cães é a cirurgia. No entanto, alguns tutores de animais e veterinários estão tentando tratamentos alternativos e terapias naturais para cães com catarata.

O único tratamento médico convencional para catarata em cães é a cirurgia (Victor Holguin/Demand Media)

Nutrição

Os seguidores da medicina natural dizem que uma boa nutrição é a chave para retardar a progressão da catarata do seu cão e possivelmente reverter alguns dos danos. A maioria dos terapeutas holísticos da medicina veterinária diz que os animais de estimação devem ter dietas naturais com ingredientes orgânicos e consumíveis por humanos. Muitos recomendam alimentos caseiros para animais de estimação.

A adição de legumes como a cenoura, o couve e o brócolis à dieta do seu cão pode ajudar. O broto de trigo em pó também tem mostrado ser um aditivo alimentar que pode reduzir as cataratas que ocorrem em cães mais velhos. O metilsulfonilmetano, suplemento alimentar, também é conhecido pelo sucesso em retardar a progressão da catarata em animais de estimação e pessoas.

Loading...
A adição de legumes, como cenoura, couve e brócolis à dieta do seu cão pode ajudar no tratamento (Victor Holguin/Demand Media)

Vitaminas e minerais

A adição de algumas vitaminas e minerais à dieta do seu animal de estimação pode ajudar no tratamento da catarata. Vitaminas A, C e E são conhecidas por conter propriedades antioxidantes que ajudarão na saúde dos olhos. O mineral zinco é encontrado no tecido ocular saudável e pode ajudar a proteger contra danos no tecido ocular e inflamação.

O mineral zinco é encontrado no tecido ocular saudável e pode ajudar a proteger contra danos no tecido ocular e inflamação (Victor Holguin/Demand Media)

Ervas

Certas fórmulas à base de ervas podem ajudar a tratar a catarata do seu cão ou retardar seu avanço. Entre elas está o extrato de mirtilo, que contém um antioxidante que combate doenças oculares. O boldo é às vezes chamado de "a erva da visão".

Outras ervas que podem ser prescritas para a catarata incluem a bardana, o alecrim e o hamamélis. Os colírios feitos com chá euphrasia e chá de celidônia foram creditados pelo retardo da progressão da catarata nos cães.

Certas fórmulas à base de ervas podem ajudar no tratamento da catarata do seu cão ou retardar seu avanço (Victor Holguin/Demand Media)

Carotenoides

Lembre-se da sua mãe dizendo-lhe que cenouras são boas para os olhos? A razão para isso é que o vegetal contém o carotenoide beta-caroteno. Além disso, a luteína, um carotenoide encontrado nas folhas verdes, pode ajudar a retardar a progressão da catarata do seu cão e pode proteger os olhos de mais danos.

A cenoura contém beta-caroteno (Victor Holguin/Demand Media)

Cuidado

É importante cortar o cabelo em torno dos olhos do seu cão para evitar qualquer possibilidade de irritação ocular. Examine seus olhos regularmente para ver se as cataratas estão progredindo e evite a sua exposição a substâncias irritantes oculares potenciais, tais como produtos químicos, fumaça e poeira. Proteja seus olhos com uma pomada oftálmica ao banhar o animal ou aplicar qualquer tipo de produto sobre a pele ou pelo.

Examine seus olhos regularmente para ver se as cataratas estão progredindo (Victor Holguin/Demand Media)
Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...