Tratamento para nervos comprimidos no cotovelo

Escrito por peg robinson | Traduzido por wladimir d. uszacki
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Tratamento para nervos comprimidos no cotovelo
Um nervo comprimido no cotovelo pode causar dormência nos dedos, mão e antebraço (BananaStock/BananaStock/Getty Images)

Mais e mais pessoas percebem sofrer de dedos e antebraços dormentes, e dores causadas por nervos comprimidos no cotovelo, uma condição conhecida como síndrome do túnel cubital. A lesão do nervo é causada por movimentos repetitivos, alongamento prolongado do nervo ou devido a um machucado ou lesão mesmo. Em casos graves, intervenção médica pode ser necessária. Em casos mais leves, médicos recomendam tratamentos caseiros e mudanças de hábitos antes de terapias mais fortes.

Outras pessoas estão lendo

Verificando os fatos

Antes de tudo, você deve ver se tem síndrome do túnel cubital. Os sintomas são dormência nos dedos anelar, mindinho, antebraço, fraqueza na mão, sensibilidade no osso do cotovelo e, algumas vezes, dor associada a essas áreas. Junto com esses sintomas, algumas condições também afetam a função do cotovelo. Em alguns casos, você pode ter uma lesão direta no cotovelo: uma batida grave na área pode causar uma compressão do nervo. Outra causa muito comum é o uso do celular. Deixar seu braço dobrado por muitas horas pode causar muita pressão no nervo, da mesma forma que ficar na mesma posição por horas enquanto dorme. Algumas posturas de trabalho, como quando se está digitando, podem causar dano ao longo do tempo. Se estiver sofrendo esses sintomas junto a alguma dessas causas, você pode estar com síndrome do túnel cubital.

O que você pode fazer?

Os dois principais tratamentos caseiros são repouso e redução da inflamação. Se bateu seu cotovelo, tente mantê-lo em uma posição relaxada por vários dias, enquanto toma anti-inflamatórios e analgésicos como aspirina, ibuprofeno ou acetaminofeno. Se uma tala servir para imobilizar o braço, use.

Os mesmos métodos podem ser usados para o machucado causado por movimentos repetitivos ou postura, entretanto, a situação fica complicada devido a hábitos e ocupação. Se seu trabalho depende do movimento repetitivo ou postura, então precisa encontrar uma solução que permita realizar seu trabalho sem danificar mais ainda o nervo. Móveis ergonômicos, talas para as juntas e alteração do lugar dos equipamentos junto a anti-inflamatórios podem ajudar.

Se o machucado é devido à posição em que dorme, uma tala pode ser a única solução para evitar que o corpo volte à sua posição habitual. Sustentar o braço com travesseiros e almofadas também pode ajudar a diminuir o estresse na junta. Às vezes, fazer um esforço para mudar a posição em que dorme pode ajudar muito -- como dormir de costas ao invés de dormir de bruços ou de lado.

E se não melhorar?

Assim como a síndrome do túnel carpal, um nervo comprimido no cotovelo pode ser difícil de curar com tratamentos caseiros. Devido ao fato de os braços serem de uso constante, pois o corpo é preso a seus hábitos físicos e porque nós geralmente não percebemos os sintomas antes que aconteça algum dano sério, os tratamentos caseiros podem não resolver. Nesse caso, é importante comunicar seu médico. Certas vezes, uma injeção de cortisona já ajuda muito. Em outras, uma lesão progressiva só pode ser tratada com cirurgia -- mesmo que pareça horrível, é muito melhor que deixar o dano progressivo prejudicar um nervo principal para sempre.

Tratamentos caseiros podem ajudar muito, mas não servem para todas as situações. Tente apenas mudar seus hábitos e postura, imobilizar a junta e usar anti-inflamatórios. Mas se isso não ajudar, fale com um bom médico.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível