Tratamento com óleo de teca

Escrito por joanne thomas | Traduzido por mayra chibante
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Tratamento com óleo de teca
O tratamento de um deque de madeira com óleo de teca mantém a boa aparência (empty chair image by Scott Slattery from Fotolia.com)

O óleo de teca é um projeto destinado para o tratamento e a restauração da madeira de teca, uma matéria prima tropical que é popular em mobílias para áreas externas, deques e barcos. Sem o cuidado adequado, a teca naturalmente descolore, passando de um marrom para uma tonalidade mais acinzentada. Apesar de algumas pessoas gostarem desse tom de cinza, a maioria prefere o marrom escuro. O óleo de teca pode ainda ser aplicado em outros tipos de madeira, dando o tom de uma teca nova.

O que é o óleo de teca?

O óleo é normalmente associado a mobílias para áreas externas e é um produto para tratamento de madeira. Apesar de ter o "teca" no nome, ele não é feito dessa madeira e pode ser usado em outros tipos também. O ingrediente principal é um óleo penetrante, como linhaça, jacarandá ou tungue. Alguns contêm absorventes especiais ultravioletas, que reduzem os efeitos do sol na madeira. Isso não forma uma camada protetora. O produto é bem absorvido pela peça, significando repetidas aplicações para manter o acabamento.

Usos

O tratamento com óleo de teca resulta numa peça que será lixada com menos frequência do que uma madeira não tratada, mantendo a coloração marrom. A manutenção a cada três ou quatro meses deve ser o suficiente.Você também pode tratar as mobílias de uso interno. O óleo de teca é absorvido por madeiras que estão manchadas, já que tais manchas formam uma camada impenetrável. Se quiser aplicar o óleo em uma peça manchada, em primeiro lugar, remova a mancha com uma lixa.

Ferramentas e técnicas

Antes de aplicar o óleo de teca, remova as sujeiras e detritos da superfície com água quente e sabão, usando uma esponja ou pano. Quando a madeira estiver completamente seca, aplique o óleo. Para peças danificadas pelas ações do tempo, lixe. O óleo de teca pode ser aplicado usando um pano macio ou um pincel. Faça sobreposições de pinceladas e cubra toda a superfície. Comece com uma pequena quantidade de óleo e apenas acrescente mais, se necessário. Limpe o excesso com outro pano. Talvez seja preciso aplicar várias camadas do produto, dependendo de quão danificada a madeira está. Deixe que a demão seque completamente antes de aplicar a seguinte.

Dicas

Quando usar o óleo de teca, trabalhe em uma área bem ventilada. Se não puder ficar em um ambiente externo, abra as janelas e ligue um ventilador para circular o ar o máximo possível, levando embora resquícios tóxicos do óleo. Ele pode manchar qualquer coisa que entre em contato, por isso, cubra as superfícies com jornal ou lençois velhos, exceto a peça a ser tratada. Dessa maneira, use roupas velhas e luvas de borracha. Aplique o produto em toda a peça, até nas partes que você não consiga enxergar direito. Isso previne que a madeira se queime de forma irregular e empene. Mantenha o óleo longe do alcance das crianças, do fogo e de cigarros e sigas as instruções do fabricante.

Dicas de manutenção da teca

Existem muitas maneiras de manter a aparência dos móveis de teca, prevenindo a queima pelo sol e estendendo o tempo entre os tratamentos com o óleo. Nos meses de inverno, coloque as mobílias das áreas externas para dentro ou use capas especiais. Não deixe que poças de água fiquem nos móveis e não permita que os móveis fiquem em poças também. Em um deque de teca, retire o excesso de água depois de uma tempestade.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível