Tratamento para piolhos em codornas

Escrito por cate burnette | Traduzido por daniel tamayo
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Tratamento para piolhos em codornas
Codornas domésticas são criadas pela sua carne e ovos (small quail's eggs image by Maria Brzostowska from Fotolia.com)

Os criadores de aves criam codornas domésticas por sua carne e seus ovos, e muitos usam uma raça japonesa chamada Coturnix japonica. O piolho da codorna, o mesmo da galinha doméstica, pode infestar todo o grupo, fazendo com que as aves percam peso, diminuam a produção de ovos e sofram uma diminuição da qualidade da carne. Quando acontecer uma infestação, você poderá ver o piolho adulto andando pelo corpo das aves, e grupos de ovos ao redor das penas. Você precisa tratar quimicamente o bando, para seu conforto e saúde financeira da fazenda.

Outras pessoas estão lendo

Tratando os pássaros

A Mississippi State University Extension Service sugere aplicar soluções de permetrina EC, malatião ou carbaril no tratamento do piolho de aves ou codornas. Esses pesticidas matam o piolho adulto sem machucar as aves, quando é dissolvido na quantidade correta de água, de acordo com as instruções. Por exemplo, 200 mL de permetrina EC 10%, ou 600 gramas de malatião em pó 25% em 40 litros de água, dão tratamento para 250 ou 300 codornas adultas. Misturar 350 gramas de carbaril em pó 50% com 40 litros de água pode ter a mesma cobertura.

Aplique em seus pássaros por completo, quando eles estiverem no aviário, molhando através das penas até a pele. Como o piolho tende a se juntar nas dobras da pele ou nas penas, tenha cuidado ao molhar as ventas (a parte que contêm os órgãos uro-genitais). Se apenas um pássaro estiver infectado, trate todo o bando, pois o piolho pode passar rapidamente de uma ave para outra. Aplique um segundo tratamento cerca de um mês depois da primeira medida profilática, para eliminar qualquer piolho que tenha nascido depois do primeiro tratamento. Se a codorna for usada como comida, saiba do tempo de persistência da droga antes de processar.

Tratando o aviário

"A sanitarização e limpeza são chaves para o controle de piolhos e ácaros", de acordo com os especialistas em medicina veterinária preventiva da Ohio State University Extension. Eles recomendam aplicar o mesmo tratamento químico nas paredes, chão, leitos e poleiros, para evitar uma nova infestação. Repita esse tratamento depois de duas semanas, se necessário. Mantenha a codorna doméstica longe da selvagem para evitar a transferência de piolhos, e não permita o tráfego humano desnecessário pelo aviário, para reduzir o estresse das aves. Coloque pássaros novos sob quarentena, por duas semanas, antes de introduzi-los ao bando, para garantir que eles não tenham parasitas.

Passos adicionais

Se a aplicação do químico não solucionar a infestação de piolho, a Ohio State University Extension sugere contatar um veterinário para tratar as codornas com medicações anti-parasitas, como ivermectina. O veterinário precisará examinar fisicamente e retratar os pássaros, caso necessário.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível