Queloides em cachorros

Queloides podem ocorrer em qualquer momento enquanto um cachorro se recupera de uma ferida

Image by Flickr.com, courtesy of Pedro Simões

Cicatrizes são resultados do processo de cura. Elas se formam em quase todas as feridas, exceto para aquelas de menor tamanho. Queloides não são perigosos para um cão, mas geralmente são acompanhadas de algum desconforto para o animal.

O que é um queloide?

Um queloide é um crescimento de colágeno sobre uma ferida curada da pele.

Qual é a aparência dos quelolides?

Queloides podem variar em cor desde cor de carne até marrom escuro. Procure por um crescimento acima da ferida antiga e que seja brilhante e firme ao toque.

Como os queloides afetam o cachorro

A maioria dos cães vai arranhar os queloides. Muitas vezes o animal apresenta sinais de dor no local da cicatriz. Se o cão arranhar a cicatriz ou a pele ao redor e ela se abrir, uma infecção pode ocorrer.

Como queloides se diferem de outras cicatrizes

Queloides muitas vezes se expandem para além do local da ferida original e cobrem a pele saudável. Os outros tipos de cicatrizes não cobrem qualquer área maior do que a ferida original.

Tratamentos

Partes da cicatriz podem ser removidas cirurgicamente. A remoção de toda a cicatriz não é recomendada devido ao risco da cicatriz ocorrer novamente. Esteroides irão retardar o crescimento de uma cicatriz, e tratamentos tópicos para a pele irão aliviar o desconforto do animal. Estas opções não eliminam a cicatriz, mas ajudam a reduzir o seu impacto sobre a vida do cão.

eHow Brasil
×