Tratamento pós ressecção transuretral de próstata

Escrito por maria richmond | Traduzido por thaís silva
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • E-mail

Quando você tem HBP, ou hipertrofia benigna da próstata, que é um aumento dessa região em particular, ela, às vezes, pode comprimir a uretra até que comece a ficar difícil de urinar. Muitas vezes, é necessário fazer um procedimento chamado RTUP ou ressecção transuretral de próstata. Ele é um procedimento cirúrgico que necessita que o médico aumente a uretra onde o colo da bexiga e ela se encontram, para que a urina passe mais facilmente.

Outras pessoas estão lendo

Medicações

Após uma ressecção transuretral, existem muitas medicações que geralmente são utilizadas. Algumas deles são para dor, enquanto outras ajudam a prevenir infecções. Você também pode receber a prescrição de uma medicação que ajude a manter seu intestino funcionando adequadamente.

A medicação para dor pode incluir os supositórios B&O. Esse é um remédio forte para dor que inclui beladona e ópio. Ele também é conhecido por aliviar espasmos da bexiga, que são comuns depois desse procedimento. O Detrol é outra medicação que geralmente é prescrita. Ele não é tão forte quanto beladona, mas também ajuda a controlar as contrações involuntárias na bexiga.

Muitas vezes, um laxante formador de massa é prescrito. Depois do procedimento, você pode precisar dele para ajudar a regular e a restaurar seus hábitos intestinais. Você também vai tomar um antibiótico; o mais comum que é prescrito é o Macrobid, que ajuda a prevenir infecções no trato urinário. O Pyridium é uma recomendação que ajuda a aliviar os sintomas da dor, queimação, urgência, frequência, entre outros problemas desconfortáveis no trato urinário.

Cateter

Depois do procedimento, você vai para casa com um cateter. Ele é inserido no pênis e vai diretamente até a bexiga para coletar a urina, que é direcionada bolsa que você usa no seu corpo. Você pode formar coágulos sanguíneos que passam pelo cateter e isso torna necessário a irrigação do cateter. Uma vez que eles pararem de se formar, você pode tirar o instrumento; isso tipicamente acontece entre 2 dias e uma semana.

Dieta e atividade

Você pode voltar imediatamente à sua dieta normal depois do procedimento. No entanto, deve evitar comer alimentos picantes, tomar álcool ou cafeína. Esses alimentos podem piorar o trato urinário causando micção frequente. Você deve tomar muita água depois do procedimento. É recomendado também que beba de 8 a 10 copos de água por dia para ajudar a prevenir a constipação.

É preciso diminuir suas atividades, pelo menos, nas duas primeiras semanas depois da cirurgia. Instruções comuns são: não levante objetos pesados de mais de 5 kg, não dirija carros e limite longas caronas, não faça exercícios vigorosos e limite a subida de escadas para o mínimo. Você também deve evitar relações sexuais até que o médico permita, não faça esforço que mexa os intestinos. Você deve tomar laxantes quando precisar. Comumente, não se deve fazer sexo por 4 a 6 semanas depois da cirurgia, quando o sangramento cessa completamente.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível