Tratamento de refluxo urinário em adultos

Escrito por jenn foreacre | Traduzido por valeria jardim
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Tratamento de refluxo urinário em adultos
As infecções do trato urinário são frequentemente prevalentes em indivíduos com refluxo urinário (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

O refluxo urinário, ou refluxo vesico-ureteral, é uma condição na qual a urina flui para trás dos ureteres e, em alguns casos, até para os rins. A urina normalmente é liberada dos rins através dos ureteres e a bexiga. O refluxo é geralmente causado por um defeito na aba que se supõe que deveria evitar que a urina retornasse para os ureteres. Se não tratado, infecções do trato urinário, pressão arterial elevada e danos renais são uma possibilidade.

Outras pessoas estão lendo

Diagnóstico

O refluxo urinário é mais comumente encontrado em bebês e crianças, mas também é possível que ocorra em adultos. Em muitos casos, somente após várias infecções do trato urinário é que o refluxo vesico-ureteral é diagnosticado e, nesse ponto, a criança cresceu e se tornou um adolescente ou mesmo um adulto.

A gravidade do refluxo urinário deve ser determinada com precisão de forma a proceder ao tratamento. Os casos leves de refluxo geralmente são deixados resolver por conta própria. Mas, para casos mais moderados e graves de refluxo urinário, há duas opções: medicação e cirurgia.

Tratamento com medicação

As infecções do trato urinário são frequentemente prevalentes em indivíduos com refluxo urinário, de modo que o primeiro curso de ação é tratar as infecções. Tratamentos em UTIs impede imediatamente que elas se espalhem para os rins, onde poderiam resultar em condições mais graves. Antibióticos, tais como Bactrim, Septra, Primsol, Macrobid, Furadantina e Macrodantina, serão utilizados para o tratamento de infecções do trato urinário e podem ser fornecidos em metade das doses para ajudar a prevenir infecções recorrentes.

Tratamento com cirurgia

Se a medicação não parece ajudar ou se acredita-se que o refluxo urinário é um caso moderado ou grave, a cirurgia será recomendada. Para resolver o problema, reparação da válvula entre a bexiga e os ureteres afetados será necessária e isso pode ser feito com cirurgia endoscópica ou cirurgia aberta.

A cirurgia endoscópica envolve a inserção de um tubo iluminado através da uretra para observar o interior da bexiga. Um agente de contraste, em seguida, é injetado em torno da abertura dos ureteres para ajudar a reforçar a capacidade da válvula de funcionar adequadamente. Este método de tratamento de refluxo urinário é minimamente invasivo e apresenta menos riscos para o paciente. Ele pode ser realizado sob anestesia geral ou em regime ambulatorial.

A cirurgia aberta é realizada sob anestesia geral e requer que uma incisão seja feita na parte inferior do abdome. Através desta incisão, o cirurgião reparará a válvula defeituosa. Uma vez que este tipo de cirurgia é aberta e requer o uso de anestesia, há um risco aumentado de hemorragia, coágulos sanguíneos e infecção.

Sumário

Converse com o médico se suspeitar que tem refluxo urinário. Ele compilará uma lista de sintomas e, possivelmente, solicitará vários exames, incluindo da bexiga e rins, ultrassonografias especiais e exames de ressonância nuclear de forma a determinar a gravidade do refluxo. Com esses resultados, será possível elaborar um método de tratamento adequado.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível