O tratamento de silêncio dos narcisistas

Escrito por neal litherland | Traduzido por mayra chibante
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O tratamento de silêncio dos narcisistas
Os narcisistas possuem uma opinião inflada sobre eles mesmos (Photodisc/Photodisc/Getty Images)

O narcisismo, mesmo quando não é grave o bastante para ser qualificado como um distúrbio de personalidade, ainda é uma doença mental que pode machucar as pessoas. Aqueles que têm essa condição, tendem a agir como se o mundo girasse em torno deles próprios, frequentemente, afastando quem possa criticá-los. Um dos métodos que os narcisistas usam para esse afastamento é impor, para seus opositores, o seu próprio silêncio.

Outras pessoas estão lendo

O transtorno da personalidade narcisista

O distúrbio da personalidade narcisista é definido como um padrão de grandiosidade, consistindo em súplicas de talento ou importância, uma necessidade de admiração e uma falta de empatia com as outras pessoas. A grosso modo, o narcisista não precisa ser diagnosticado com o transtorno para exibir uma necessidade semelhante às reações positivas e uma insensibilidade com o próximo.

Sintomas

Existem nove sintomas que um psicólogo procurará em um paciente diagnosticado com o transtorno da personalidade narcisista, a saber: um grandioso senso de si mesmo; viver em um mundo fantasioso da beleza perfeita, do amor, da genialidade e etc; pensa nele mesmo de forma especial e o único a ser compreendido por outras pessoas especiais; exige quantidades excessivas de elogio ou admiração pelos outros; sente-se no direito da auto-defesa, da conformidade ou do tratamento favorável provindo de outros; é uma pessoa exploradora; falta de empatia com os outros; é invejoso ou sente que são invejosos com ele; possui uma atitude arrogante e prepotente. Cinco, desses nove, devem ser encontrados, para que o diagnóstico seja feito.

O tratamento do silêncio

Nomeado em 1947, o tratamento do silêncio é usado por muitas pessoas. Consiste em ignorar completamente alguém, sendo mais usado para expressar desprezo ou desaprovação.

Reação

Quando a pessoa narcisista utiliza o tratamento do silêncio, isso pode ser feito de uma forma exagerada. Por um período longo de tempo, o narcisista pode se recusar a falar ou até de reconhecer alguém, exigindo em seguida um pedido de desculpas fora de proporção para a suposta ofensa. Ao fazer essa exigência, o narcisista afirma a opinião inflada que tem de si mesmo.

Comportamento adquirido

Há teorias que afirmam que os traços da personalidade narcisista, como fazer uso do tratamento do silêncio, são comportamentos adquiridos. Se as necessidades emocionais de uma criança não são atendidas ou limites não são estabelecidos, ela pode desenvolver traços da personalidade narcisista como resposta. Crianças podem, também, observar outros e usar o tratamento de silêncio como punição, fazendo com que cumpram seus desejos. Ambos exemplos podem ser adquiridos e exibidos separadamente, e essas crianças usarão, também, o tratamento do silêncio.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível