Tratamento para sinusite aguda

Escrito por kelli cooper | Traduzido por marina villar
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Tratamento para sinusite aguda
A sinusite aguda consiste na inflamação e inchaço da passagem nasal (Digital Vision./Digital Vision/Getty Images)

As passagens nasais (seios paranasais) inchadas e inflamadas que não podem drenar muco apropriadamente caracterizam a sinusite aguda (durando mais de dois meses). Você pode ter dificuldade em respirar pelo nariz e sentir dor na face, dor de cabeça e inchaço no rosto e olhos. O resfriado comum é o que mais frequentemente causa a sinusite aguda. Outros iniciadores em potencial incluem alergias e infecções por bactérias ou fungos. O tratamento dependerá da causa. Se você escolher usar tratamentos naturais, pode ser bom consultar um médico com conhecimento em medicina alternativa.

Outras pessoas estão lendo

Spray nasal salino e com esteroide

Sprays salinos, como o Ayr Mist, Ocean Premium e Simply Saline, encontrados em farmácias acalmam as passagens nasais e aliviam o ressecamento. Os corticosteroides nasais tratam a inflamação. Os tratamentos corticosteroides mais frequentemente receitados incluem Flonase, Nasonex, Rhinocort, Nasacort AQ e Beconase AQ.

Descongestionantes

As marcas mais comuns de descongestionantes disponíveis como medicamentos orais ou spray nasal incluem Sudafed, Actifed, Drixoral, Neo-Synephrine e Afrin. Use o spray descongestionante nasal (Neo-Synephrine e Afrin) somente por alguns dias, já que eles causam uma forma mais severa de congestão conhecida como congestionamento rebote.

Aliviadores de dor sem prescrição

Os aliviadores de dor são prontamente encontrados em farmácias e podem aliviar a dor associada à sinusite aguda. Estes incluem Tylenol, Advil e Motrin.

Tratamento antibiótico e antifúngico

Os antibióticos não são frequentemente usados para tratar a sinusite aguda, já que a bactéria que a causa geralmente some por conta própria. Se o médico decidir dar a você um ciclo de antibióticos, você deve provavelmente receber amoxicilina, doxiciclina ou sulfametoxazol-trimetoprim. Certifique-se de terminar toda a receita médica.

A sinusite aguda raramente é resultado de uma infecção por fungos. No caso de ter uma infecção por fungos, você pode precisar de remédio intravenoso, como anfotericina B ou voriconazol.

Imunoterapia

Se você tem alergias que encorajam a sinusite aguda, vacinas contra alergia podem alterar a resposta do seu organismo a essas substâncias ofensivas. Isso pode tratar os sintomas e ajudar a prevenir novas ocorrências.

Tratamentos naturais

A combinação de tratamento com bromelina e quercetina podem ajudar a aliviar o inchaço e combater as reações químicas que levam aos sintomas da sinusite. Tome cada suplemento conforme indicado na embalagem. Não use bromalina se você toma algum afinador do sangue ou inibidores de ECA (enzima de conversão da angiotensina) para controlar a pressão sanguínea. A N-acetilcisteína (NAC) afina o muco e reduz a congestão. Toma 1.000 mg três vezes ao dia com comida.

O eucalipto apresenta forte ação antibactericida, ajuda a expelir o muco e pode abrir as passagens nasais. Tome 200 mg três vezes ao dia. O Sinupret, uma combinação de substâncias naturais, ajuda a afinar o muco, drenar as vias paranasais e fortalecer a imunidade. Tome conforme indicado na embalagem.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível