Conhecimento

Tratamento do solo alcalino

Escrito por richard corrigan Google | Traduzido por angela spada
Tratamento do solo alcalino

Algumas plantas, como os mirtilos, não toleram o solo alcalino

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

O solo alcalino não é um problema tão comum quanto o solo ácido, mas é mais difícil de corrigir. A aplicação de cal agrícola corrige rapidamente a acidez, mas os tratamentos para a alcalinidade são caros e lentos. No entanto, existem algumas opções, e todo esforço é necessário se você estiver cultivando plantas que gostam de solo ácido, como mirtilos ou azáleas.

Outras pessoas estão lendo

Matéria orgânica

O método mais barato de reduzir o pH envolve a incorporação de matéria orgânica ao solo. Terras com alto conteúdo orgânico têm pH mais baixo, assim como quantidades mais altas dos nutrientes que as plantas precisam. Na maioria das vezes, matéria vegetal e compostagens ajudam, mas os materiais ácidos, como esfagno e turfa, são melhores. Essa não é uma solução de reparação rápida, pois requer tempo para fazer efeito. Planeje o plantio na estação seguinte àquela em que começou a trabalhar o solo.

Enxofre

O enxofre é disponibilizado em duas formas para os jardineiros: sulfato de alumínio e enxofre elementar. O sulfato de alumínio age mais depressa, produzindo acidez logo que se dissolve no solo. O enxofre elementar leva tempo, às vezes até uma estação inteira, uma vez que as bactérias o convertem gradualmente em ácido sulfúrico. Nenhuma forma reduz o pH de modo permanente, sendo necessária sua reaplicação todos os anos. Use sulfato de alumínio em maiores quantidades. Para reduzir o pH de 8,0 para 5,0 é necessário cerca de 1,9 kg de sulfato de alumínio para 0,9 metro quadrado, enquanto de enxofre elementar bastam 0,270 gramas para se obter o mesmo efeito.

Canteiros elevados

Faça o plantio em canteiros elevados com terra reparada com sulfato de alumínio ou enxofre elementar. A terra em canteiros elevados mantém o pH por mais tempo do que no solo adjacente. No entanto, ela pode perder mais depressa os nutrientes devido à lixiviação, portanto, pode ser necessário fertilizar suas plantas com mais frequência.

Plantas que toleram a alcalinidade

Vegetais de hortas, como aspargo, beterraba, couve-flor, repolho e aipo, toleram um pH de até 8.0. Várias árvores e arbustos também vicejam sob condições alcalinas, incluindo o bordo-prateado, uva-espim, lilás, carvalho-macrocarpa, arbustos do gênero Cotoneaster e junípero-rasteiro.

Não deixe de ver

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media