Tratamento para a tendinose do supra-espinhoso

Escrito por rick suttle Google | Traduzido por fabiana silva
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Tratamento para a tendinose do supra-espinhoso
Ombro

A tendinose do supra-espinhoso (tendinite) é a inflamação do tendão do manguito rotador pequeno (existem quatro deles), em cima do ombro, perto do final da clavícula. Essa estrutura é muito associada com a contusão de ombro, que ocorre quando o tendão está muito inflamado para passar confortavelmente entre a parte superior dos ossos úmero e o acrômio. O tratamento para a tendinose do supra-espinhoso pode incluir uma combinação de repouso, gelo, massagem e exercícios.

Outras pessoas estão lendo

Considerações

Em alguns casos de tendinose do supra-espinhoso, pode haver rompimento do tendão. Isso é muito provável, caso os sintomas sejam dor durante o movimento de esticar o braço para alcançar algum objeto ou de levantá-lo acima da cabeça. O exame médico geralmente será realizado quando há suspeita de rompimento, e uma ressonância magnética será solicitada para a confirmação do diagnóstico. Para lesões graves, a cirurgia é a primeira opção de tratamento, já os casos mais simples podem ser tratados de forma mais conservadora.

Os efeitos do repouso, gelo e calor

Inicialmente, o repouso é importante para um diagnóstico de tendinose do supra-espinhoso. Em conjunto com a aplicação no local com compressas de gelo, ele permite que a inflamação e a dor diminuam. Também é importante restringir a atividade física para evitar outras lesões no tendão. O gelo causa a vasoconstrição, o que minimiza a dor e a inflamação limitando o fluxo sanguíneo para a região ferida, e o tratamento é mais eficaz quando compressas de gelo são comprimidas contra a área lesionada. Colocar o membro afetado em uma posição acima do coração também pode reduzir a inflamação. Depois que o processo inflamatório foi tratado, a aplicação de calor no local da lesão pode ajudar a promover o fluxo de sangue (e suas propriedades de cura) para a área.

Tipos de medicamento

O uso de anti-inflamatórios não-esteroides (NSAIDs), como o ibuprofeno e o naproxeno, podem ajudar a reduzir o inchaço e a dor, já que servem como inibidores da Cox-2 que minimiza os efeitos das enzimas Cox-2 e das prostaglandinas, que causam a inflamação e a dor (reação natural do corpo). Esses medicamentos podem ser tomado durante o dia, porém, para casos de dor mais intensa, o médico poderá receitar esteroides por via oral ou uma injeção de cortisona.

Tipos de exercícios

Os exercícios de alongamento podem ajudar a soltar, relaxar e a recondicionar o tendão do supra-espinhoso para os movimentos. Em geral, os exercícios de alongamento deverão ser realizados de forma cuidadosa, em uma frequência que seja confortável para o paciente, não devendo causar dor. Esses exercícios podem incluir movimentos simples como encolher os ombros ou girar os braços. A massagem também pode soltar o tendão e promover a cicatrização da lesão. Assim que o paciente conseguir manter o tendão do supra-espinhoso adequadamente esticado por um tempo, ele pode começar a fazer um treinamento leve de resistência. Por exemplo, o paciente segura um haltere leve, eleva o braço em um ângulo de 90 graus e depois faz movimentos de afastar e trazer o peso para perto de si. Exercícios simples de resistência podem ajudar a fortalecer o tendão do supra-espinhoso e são a maneira mais eficaz de promover o fluxo de sangue para a região afetada.

Prazo

Não existe um prazo para a cura da tendinose do supra-espinhoso. Frequentemente, um indivíduo pode voltar a se exercitar ou às suas atividades regulares em 1 a 3 semanas, mas, nos casos mais graves, esse tempo poderá ser maior. Contudo, se você for tiver uma conduta pró-ativa no processo de tratamento e de recuperação, normalmente, seu restabelecimento será mais rápido.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível