×
Loading ...

Como fazer tratamento térmico de metal em casa

Atualizado em 17 abril, 2017

Tratar o metal com aplicação térmica pode mudar a estrutura atômica do aço, controlado através das temperaturas máximas aplicadas, assim como rápidos ou lentos processos de resfriamento. O tratamento térmico nos aços lhe permite alterar sua maleabilidade, o que pode ser útil ao esculpir ou modelar metais antes de endurecê-los. O metal na maioria das facas e ferramentas foi primeiramente amolecido para que ele pudesse ser moldado nas formas finalizadas, antes de endurecer o aço para permitir que as bordas formadas fossem conservadas ao longo do tempo e uso.

Instruções

Quando aquecido, o metal se torna mais maleável antes de ser endurecido por esse processo (Ablestock.com/AbleStock.com/Getty Images)
  1. Acenda sua forja, se necessário; de outro modo, uma fonte de fogo a lenha também serve.

    Loading...
  2. Coloque seu metal na forja ou no fogo e espere até ele desenvolver uma tonalidade vermelha bem forte. Verifique com um pirômetro a laser. Aponte o laser no metal para ler a temperatura de sua superfície. Quando alcançar uma faixa entre 650 a 815ºC (1.200 a 1.500 graus Fahrenheit, caso seu aparelho de medição utilize essa unidade), ele estará pronto. Outro modo de verificação é tocar um ímã no aço aquecido; quando o metal alcançar seu ponto crítico de maleabilidade, ele não irá mais atrair o ímã.

  3. Para endurecer o metal, remova-o do fogo ou da forja, utilizando pinças com cabos longos, para em seguida submergir a peça rapidamente e uniformemente em um balde cheio com a quantidade suficiente de óleo de amendoim. O resfriamento rápido do metal aquecido vai endurece-lo. O óleo de amendoim deve ser usado devido ao seu ponto de inflamação muito elevado, reduzindo o risco de incêndio, além de possuir um odor agradável.

  4. Para amolecer o aço, deixe o fogo ou forja se queimar naturalmente e deixe o metal nela para se resfriar sozinho. O resfriamento lento do aço a partir de seu ponto de maleabilidade vai amolecê-lo, permitindo que você possa moldá-lo muito mais facilmente.

  5. Coloque o metal endurecido ou amolecido em um forno elétrico ou a gás ajustado em 162ºC. Deixe o metal no forno por cerca de 15 minutos ou até atingir uma tonalidade amarelo como palha em sua superfície. Isso é um sinal do aço se tornando temperado, um ponto médio entre uma consistência macia demais para manter uma borda e dura demais para se trabalhar e criar as formas. Esse geralmente é o estado finalizado dos metais que serão utilizados em facas ou na produção de ferramentas.

Loading...

Dicas

  • Faça testes com diferentes técnicas de aquecimento e resfriamento para desenvolver melhor seu entendimento e compreensão dos tratamentos térmicos para metais.

Aviso

  • Sempre vista os equipamentos de proteção adequados para olhos, face, mãos, corpo e pés enquanto trabalha com metais aquecidos.

O que você precisa

  • Metal
  • Forja ou fonte de fogo externa
  • Pirômetro
  • Ímã
  • Pinça
  • Forno
  • Óleo de amendoim e balde

Referências

Loading ...
Loading ...